O peso do futebol na audiência da TV aberta

Terça-feira, duas e meia da tarde, esse é um horário completamente fora de mão para qualquer trabalhador, certo? Apenas aqueles que trabalham em outros horários, estão desempregados ou aposentados conseguem acompanhar a grade de programações. Porém em dias de eventos esportivos o cenário parece ser bem diferente.

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Foi numa terça, exatamente as duas e meia da tarde que a Globo conseguiu bater absurdos 34 pontos em audiência no Rio de Janeiro, deixando as concorrentes com migalhas. O motivo? A semifinal do Mundial de Clubes, disputado pelo Flamengo frente ao Al Hilal. Os bons números não foram notados apenas no Rio, por todo o Brasil a Globo conseguiu alcançar números completamente fora da curva em relação a outros dias no mesmo horário. Um aumento de cerca de 183% e um rendimento que perde apenas para o Brasil na Copa do Mundo de 2018, contra a Bélgica. Outra data marcada por um evento esportivo. 

Não é a toa que apesar de cortes frequentes na emissora, o esporte segue sendo a área de maiores investimentos, seja em profissionais para trabalhar em conjunto entre Globo e SporTV ou em contratos milionários com os próprios clubes de futebol, por direitos de transmissão de seus jogos na TV aberta. 

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Esse cenário chamou a atenção de empresas de serviço de streaming, a tendência do momento, hoje a DAZN surge como a principal no mercado brasileiro para trabalhar esse ambiente, porém a própria Globo, Fox, ESPN e Esporte Interativo já investiram em seus próprios serviços, se precavendo de possíveis surpresas no futuro. 

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É possível afirmar que hoje no Brasil a TV aberta consegue ter força por novelas e futebol, cenário não muito diferente do atual na TV fechada. Esses números reforçam a necessidade e até dependência da boa relação que a Globo tem com os clubes de futebol no Brasil, perder um produto tão valioso seria um desastre para o grupo, fato que pode ser bem explorado pelos clubes e o esporte de maneira geral. 

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