in

Liga Italiana causa polêmica ao usar imagens de macacos em campanha contra o racismo

Publicidade

O Campeonato Italiano tem sido alvo de muitas críticas nas últimas semanas devido aos casos de racismo envolvendo torcedores de diversas equipes da Série A.

O belga Romelu Lukaku, por exemplo, foi vítima de cantos racistas entoados pela torcida do Lecce na primeira rodada do Campeonato Italiano.

Brasileiros também foram vítimas. Dalbert, da Fiorentina, foi atacado pela torcida do Atalanta. Em nenhum destes casos, houve ações contundentes da federação italiana ou da polícia.

Publicidade

Imagem de macacos causa polêmica

Diante dos casos de racismo, a Liga Calcio, organizadora do campeonato, passou a ser questionada e decidiu agir. A entidade criou uma campanha antirracismo que causou ainda mais polêmica.

Publicidade

Em sua sede, em Milão, instalou imagens de macacos, desenhados pelo artista Simone Fugazzotto. Os desenhos chamaram a atenção de forma negativa. Houve ainda mais crítica a Lega Calcio.

“A arte pode ser poderosa, mas discordamos fortemente do uso de macacos como imagens na luta contra o racismo e fomos surpreendidos pela total falta de consulta”, publicou o Milan em sua conta oficial no Twitter.

A Roma também se manifestou pelas redes sociais e afirmou que entende que a liga quer combater o racismo, mas não acredita que exibir imagens de macacos seja a maneira certa de fazer isso.

De acordo com Fugazzotto, as imagens têm o objetivo de representar três raças diferentes e mostrar que todos somos iguais.

Caso de racismo contra Balotelli foi emblemático

Mario Balotelli, que quase se transferiu ao Flamengo, foi alvo de racismo em partida de sua equipe, o Brescia, contra o Verona. Para piorar a situação, o dono de seu clube afirmou logo depois, em tom de piada, que o jogador estava tentando se clarear. As declarações foram condenadas pela imprensa local e internacional.

Publicidade
Avatar

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network desde 2015.
Fale comigo: diogojornalismo@yahoo.com.br

Next post

Mercado da Bola: Grêmio renova contrato de Renato Gaúcho por mais uma temporada

Com aval de Adilson Batista, Cruzeiro aceita oferta e encaminha saída de atacante