Mercado da Bola: Grêmio lucra milhões com venda de volante ao Barcelona

Em negociação ocorrida no ano de 2018, o Grêmio oficializou a venda do volante Arthur para o Barcelona, pela quantia de 30 milhões de euros. Apesar do valor inicial, o Tricolor gaúcho segue lucrando com a transação, graças a algumas cláusulas contratuais inseridas pela diretoria.

PUBLICIDADE

As exigências são dos mais variados tipos, e duas delas já foram cumpridas. A primeira rendeu para o Grêmio um acréscimo de 1 milhão de euro, e veio após Arthur completar 10 jogos pelo Barcelona. A segunda previa o pagamento de mais um valor em dinheiro caso o volante conquistasse o Campeonato Espanhol junto com a equipe catalã, o que acabou acontecendo.

Outras metas ainda estão em jogo, bem próximas de serem batidas, e poderão render mais dinheiro para os cofres do Tricolor Imortal. A estratégia da diretoria foi muito eficiente, tendo em vista que mesmo após o término do vínculo com o atleta, o clube poderá continuar recebendo por alguns de seus feitos.

PUBLICIDADE

 PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Liga dos Campeões

Na atual temporada do torneio continental europeu, o Barcelona lidera o grupo F com 8 pontos, estando na frente dos gigantes Borussia Dortmund e Inter de Milão. Uma das cláusulas contratuais impostas na venda de Arthur estabelece que, caso o clube seja campeão, e o atleta entre em campo por um determinado número de vezes, outra quantia em dinheiro deverá ser paga para a diretoria do Tricolor Gaúcho.

PUBLICIDADE

Renovação contratual

Por fim, há ainda uma cláusula que estabelece o pagamento em dinheiro ao Grêmio, caso o contrato com Arthur seja renovado pelo Barcelona. O vínculo atual do jogador se estende até a temporada 2023/2024, mas é comum no futebol europeu a renovação antes do fim do contrato.