Vasco: escalação irregular pode fazer equipe perder pontos e ser rebaixada no Brasileirão

Os torcedores do Vasco estavam felizes com o fato de o time ter chegado aos 44 pontos no Brasileirão e, praticamente, ter saído da briga contra o rebaixamento no torneio. Mas agora uma notícia que passou a circular nas últimas horas elevaram a pressão dos torcedores.

PUBLICIDADE

O atacante Clayton teria sido escalado de forma irregular pela equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo. Caso a irregularidade seja confirmada, o Vasco seria julgado pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e correria o risco de perder pontos no torneio.

As equipes que brigam na parte de baixo da tabela de classificação, no chamado Z4, estariam de olho na situação. A perda de pontos pode resultar até em rebaixamento da equipe.

PUBLICIDADE

Clayton foi escalado irregularmente

Clayton começou o Brasileirão defendendo o Bahia. Logo depois se transferiu para o Atlético-MG. Por fim, chegou ao Vasco. O Artigo 46 do Regulamento Geral de Competições da CBF afirma que um atleta pode ser registrado por três equipes em uma competição, mas só pode atuar por duas.

PUBLICIDADE

Clayton entrou em campo por Bahia e Vasco. No Atlético-MG, o jogador só ficou no banco de reservas. Segundo o Artigo 43 do RGC da CBF, um atleta só disputa a partida se entrar em campo ou tomar cartão amarelo.

PUBLICIDADE

Clayton só atuou por duas equipes

Como o jogador não entrou em campo nem levou cartões pelo Atlético-MG, ele só teria atuado de fato por Bahia e Vasco, como determina a lei. Neste cenário, não há porque o Vasco ser punido pelo STJD. Mesmo assim, a torcida está apreensiva com o desenrolar do caso.