Opinião: Grêmio e os erros que causaram a eliminação na Libertadores

Flamengo e Grêmio se enfrentaram nesta última quarta-feira, 23 de outubro, em duelo válido pela semifinal da Copa Conmebol Libertadores. O time carioca conquistou uma vitória fácil, placar de 5×0, e avançou à decisão da competição continental.

PUBLICIDADE

O Radar Esportes traz um olhar crítico sobre a eliminação do Grêmio na Libertadores e alguns erros que podem ter levado o time ao fracasso.

Paulo Victor

Todos sabemos da importância de se ter um goleiro confiável embaixo das traves e ficou perceptível o erro de planejamento do Grêmio no mercado da bola. Um time que foi vitorioso nos últimos anos contando com Victor e Marcelo Grohe, hoje depende de Paulo Victor.

PUBLICIDADE

 PUBLICIDADE

Paulo Victor que já havia decepcionado os torcedores no primeiro duelo, disputado em Porto Alegre, quando cometeu inúmeras falhas ao longo da partida e já preocupava os gremistas naquele momento. Diante do Flamengo, desta vez no Maracanã, o goleiro voltou a falhar e foi eleito pela torcida como um dos vilões da eliminação do time gaúcho.

PUBLICIDADE

André

O centroavante André, de 29 anos, teve um início de carreira promissor. O jogador surgiu ao lado de Neymar e Paulo Henrique Ganso, mas acabou não evoluindo como o esperado e, com exceção de sua participação no Sport, não deixou saudades pelos clubes aos quais defendeu.

PUBLICIDADE

Atualmente no Grêmio, o jogador coleciona uma série de jogos com mau desempenho e segue ganhando novas oportunidades com o técnico Renato Gaúcho. O comandante já começa a ser questionado pela torcida que, por sua vez, não gostou de ver Diego Tardelli no banco de reservas.

Paulo Miranda

Outro erro foi na escolha de Paulo Miranda como lateral direito. O técnico do Grêmio buscava aumentar seu poder de marcação e também reduzir as chances do adversário em bolas aéreas. Com a opção por Paulo Miranda, o time perdeu apoio ofensivo pelo lado direito e, como se já não bastasse, o jogador também não teve bom desempenho defensivamente.

Torcedor brasileiro e sua memória curta

O técnico Renato Gaúcho vinha sendo avaliado como um dos concorrentes mais fortes para assumir a Seleção Brasileira no futuro, no entanto, recebeu inúmeras críticas da imprensa e também de torcedores após a eliminação.

O treinador que antes era exaltado por três anos de um trabalho vencedor, passou a ser visto apenas como um técnico arrogante que supervaloriza seu desempenho à frente da equipe. Vale lembrar que o elenco do tricolor gaúcho é formado por diversos jogadores dispensados ou considerados negociáveis por outras equipes e, mesmo com menos opções e investimento que outros gigantes, Renato levou o time à terceira semifinal de Libertadores consecutiva, disputa de mais uma semifinal da Copa do Brasil e e também ocupa uma boa colocação na tabela do Campeonato Brasileiro.

Resta ao Grêmio aprender com os erros cometidos na atual temporada, se movimentar no mercado da bola e dar melhores opções ao elenco do excelente técnico Renato Portaluppi.