Aos 92 anos, falece Zagallo, e nota de pesar é publicada: ‘Um patriota que nos deixa um legado’

De jogador a técnico, Zagallo deixou sua marca na seleção, trazendo importantes títulos para o Brasil.

Morreu nesta sexta-feira, 05 de janeiro, aos 92 anos de idade, uma das maiores lendas do futebol brasileiro, Mário Jorge Lobo Zagallo.

PUBLICIDADE

O mundo do futebol perdeu mais uma de suas lendas. A confirmação foi dada pela assessoria de imprensa do ex-jogador que, em nota, enalteceu as qualidades do ídolo brasileiro, que muito contribuiu para a história do futebol. Em suas declarações, a assessoria de imprensa de Zagallo fez questão de enaltecer as qualidades do profissional, do pai e do avô que ele foi. 

“Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas”, diz um trecho da nota de pesar.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Zagallo nasceu em Atalaia, em Alagoas, em 9 de agosto de 1931, mas aos oito meses de idade foi morar na Tijuca, bairro da zona norte do Rio de Janeiro. Aos 18 anos, Zagallo fez uma brilhante carreira no Flamengo, atuando como ponta-esquerda, se consagrando campeão carioca de 1953 a 1955. A primeira participação em Copa do Mundo veio em 1958, quando conquistou o primeiro título da seleção, derrotando a Suécia por 5 a 2. 

PUBLICIDADE

Zagallo teve importante atuação na seleção, desde a conquista do primeiro título do tetra campeonato 

Sua capacidade de correr em campo era tão grande que Zagallo ganhou o apelido de formiguinha. Quatro anos depois, em 1962, já atuando pelo Botafogo, Zagallo ganhou o segundo título para a seleção. A aposentadoria dos gramados veio em 1964, na qual o craque trocou o uniforme de jogador pelo de técnico.

Em 1970, meses antes da Copa do Mundo, Zagallo assumiu o comando da seleção no lugar de João Saldanha. Ao lado de Pelé e companhia, Zagallo conseguiu trazer o tri campeonato para o Brasil. Já em 1994, Zagallo continuou em meio a seleção, mas dessa vez, atuando como coordenador técnico de Carlos Alberto Parreira. O time garantiu o tetra campeonato para o Brasil.

Frase polêmica de Zagallo virou bordão na boca do povo

Em 1998, após um tempo atuando como técnico da seleção novamente, Zagallo conseguiu chegar a final, mas viu o penta campeonato escapar pelas mãos ao ser derrotado pela França. Além de todo seu brilhantismo no futebol, Zagallo ficou conhecido por frase polêmicas.

Uma das mais famosas e faladas até hoje pelo público, “Vocês vão ter que me engolir”, foi dita em 1997, um ano antes da Copa, em meio às críticas que recebeu por conta de seu desempenho na seleção. Na ocasião, Zagallo estava comemorando o título de campeão da Copa América.