Esporte feminino exerce impacto na autoestima das mulheres. É hora de começar!

Autoestima e saúde motivam mulheres a incluírem esportes em suas rotinas

Comprar o carro mais barato do ano pela Tabela Fipe custa, no mínimo, R$69.900.

PUBLICIDADE

Com esse valor, é possível pagar mais de 40 anos de academia, comprar mais de 70 das melhores raquetes de beach tennis do mercado, ou, ainda, mais do que 40 pranchas de stand-up.

Apesar disso, inúmeras pessoas que conseguiram gastar mais de 8000 horas (sim! Considerando um salário mínimo, essa é a quantidade de horas de trabalho necessárias) para comprar um carro popular, juram não ter tempo, nem dinheiro, para começar a praticar um esporte.

PUBLICIDADE

Iniciar, no entanto, é mais do que preciso, e não apenas pelas questões já muito comentadas, como os fatores relacionados à saúde e ao controle de peso. O esporte, quase sempre, leva as pessoas à socialização, fazendo com que saiam de casa, encontrem pessoas, formem grupos, combinem encontros, e tenham uma vida mais divertida.

PUBLICIDADE

Para o homem, isso sempre foi um tanto comum, com registros históricos lá da Grécia Antiga, nas primeiras Olimpíadas e em outras atividades.

PUBLICIDADE

As mulheres, no entanto, demoraram muito mais para poder usufruir os prazeres do esporte, havendo, ainda, muito preconceito envolvido com algumas práticas, como o futebol feminino, por exemplo.

No século XVII, mulheres tinham que passar longe de qualquer prática esportiva, e isso durou bastante tempo – basicamente, dois séculos.

Hoje, livres para caminhar, correr, pedalar, nadar, surfar, e até realizar vôos esportivos, elas têm desfrutado de todas as incríveis possibilidades de se realizar no esporte, tanto por lazer quanto nas esferas de competição.

O exercício físico tem conduzido a uma mudança radical no estilo de vida das mulheres, que geralmente priorizam cuidar das outras pessoas antes de si mesmas.

É comum que hoje muitas levantem da cama cedo e coloquem suas atividades físicas como a prioridade do dia.

Ir para a academia, pedalar, fazer uma caminhada no parque ou na praia são algumas das formas de muitas mulheres começarem o dia.

Dançar ou lutar são algumas das práticas que acabam encerrando o dia com chave de ouro, deixando-as muito mais atentas a si mesmas.

A paixão pelo esporte feminino tem sido cada vez mais estimulada, tanto por médicos e especialistas quanto pela influência das redes sociais.

Isso porque quem começa a se envolver nessas práticas acaba por perceber uma mudança tão positiva na própria vida, que se sente inclinado a atrair outras pessoas para a realização de esportes.

Inúmeros tatuadores publicam, diariamente, fotografias de tatuagens realizadas por pessoas comuns, não intituladas como atletas, que registram, na própria pele, desenhos relacionados aos seus esportes preferidos.

Judô, karatê, boxe, ciclismo, surf, dança, pesca, futebol e basquete são alguns dos principais esportes envolvidos nas tatuagens dos amantes das práticas. Muita gente que tem medo das agulhas lança mão das pomadas anestésicas tktx, mas não deixa de fazer uma homenagem a aquilo que transforma suas vidas em algo mais divertido e saudável.

Quem começa e encontra algo que realmente lhe dá prazer, não consegue mais parar.

Há, no entanto, alguns alertas a se fazer para quem ainda não começou, mas sabe que precisa iniciar uma atividade física para melhorar seu condicionamento, saúde e humor:

Nada de ir com muita sede ao pote!

É normal que ao se tomar uma iniciativa como, por exemplo, começar a treinar em uma academia, algumas pessoas se sintam constrangidas diante da estética corporal que algumas outras pessoas, já há muito tempo adaptadas aos treinos, tenham.

Isso faz com que muitas pessoas exagerem nos treinos, causando lesões que acabam por afastar-lhes muito rápido das práticas esportivas.

O mesmo acontece quando há pressa em obter resultados e se apela ao uso de anabolizantes.

Muita gente acaba por ter problemas de saúde, hormonais, psicológicos e estéticos por fazer uso de substâncias perigosas.

Hoje, uma boa parcela de pessoas recorre ao minoxidil kirkland em busca de recuperar fios de cabelo perdidos pelo uso de anabolizantes (embora esse não seja o único motivo que causa a perda de cabelos).

E não para por aí… varizes, engrossamento da voz, impotência e outros problemas também podem estar relacionados ao uso de anabolizantes.

Quanto a outros esportes, também há alertas a serem feitos.

Quem começa a caminhar na praia, praticar esportes de areia ou em contato direto com a natureza, também precisa ficar muito atento aos cuidados relacionados ao sol e a hidratação.

Quem já tem experiência está acostumado a se proteger e se hidratar, mas quem está ainda no começo, pode acabar não percebendo os riscos de sofrer com queimaduras e insolação.

Para não transformar um prazer em um pesadelo, é essencial o uso de protetores solares com fator acima de 40 e ter sempre uma garrafa de água fresca à disposição.

Quando se trata de lutas, é importantíssimo realizar aquecimentos, alongamentos e ter o acompanhamento de um profissional de educação física, que tenha os cuidados necessários ao formar parcerias, para que ninguém seja machucado.

Academias mal organizadas podem colocar novatos para lutar de forma incorreta e desprotegida, sem a devida orientação, e isso pode causar sérios problemas físicos e emocionais nos atletas iniciantes.

Há, claro, outras inúmeras questões que precisam ser analisadas antes de pular de cabeça dentro de um esporte.

Assim como no mar, a forma mais segura de iniciar uma atividade física, é ir entrando aos poucos e pulando uma onda de cada vez.