CBF divulga calendário da temporada 2020 de futebol; veja o que muda

Nesta quinta-feira (3), a CBF divulgou o calendário da próxima temporada do futebol brasileiro. As novidades ficam por conta da não realização de jogos durante as Datas Fifa, exceto na Copa América, e o resgate da Supercopa do Brasil, que coloca frente a frente o campeão do Brasileirão contra o vencedor da Copa do Brasil.

PUBLICIDADE

Motivo de grande reclamação das equipes, o problema de perder jogadores em função de amistosos e compromissos das seleções não ocorrerá mais. Contudo, diferentemente desta temporada, o Brasileirão e competições nacionais não serão paralisadas para a disputa da Copa América, que ocorrerá na Argentina e Colômbia no próximo ano.

Neste período do torneio de seleções, o Brasileirão vivenciará nove rodadas. O final do certame está programado para o dia 6 de outubro. Veja abaixo o calendário nacional detalhado:

PUBLICIDADE
  • Pré-temporada – 8 de janeiro
  • Supercopa do Brasil – 19 de janeiro
  • Estaduais – 22 de janeiro a 26 de abril
  • Copa do Brasil – 5 de fevereiro a  16 de setembro
  • Libertadores (inclui fase pré) – 5 de fevereiro a 21 de novembro
  • Copa Sul-Americana – 5 de fevereiro a 7 de novembro
  • Brasileirão Série A – 3 de maio a 6 de dezembro 
  • Brasileirão Série B – 2 de maio a 28 de novembro

Supercopa

Novidade no calendário nacional, a decisão da Supercopa do Brasil ocorrerá no dia 19 de janeiro, um domingo, e marcará o fim da pré-temporada das equipes, uma vez que os Estaduais estão programados para serem iniciados a partir do dia 22 de janeiro. O confronto entre os dois campeões ocorrerá em campo neutro, ainda não definido. 

PUBLICIDADE


“Assumimos o compromisso de aperfeiçoar cada vez mais o calendário do futebol brasileiro e estamos fazendo isso com diálogo e com firmeza de objetivos. Com isso, ganham todos: clubes, federações e a Seleção Brasileira”
– afirma o presidente da CBF, Rogério Caboclo. 

PUBLICIDADE

O cronograma das categorias de base deve ser divulgado nos próximos dias.