in

Barça e quatro culpados por essa crise esportiva

Jornal O Globo

O Barça está começando da pior maneira esse campeonato. Com apenas cinco partidas jogadas no campeonato, eles já somam um empate, duas derrotas e apenas duas vitórias, ambas em casa. Longe do Camp Nou, o time ainda não foi capaz de ganhar, incluindo ainda um empate na Champions League, contra o Borussia de Dortmund, na Alemanha.

As lesões de Leo Messi, Ousmane Dembélé e Luís Suárez ajudam explicando esse insucesso, mas a verdade é que no Barça, eles não encontram a melhor versão e já somam cinco meses sem vencer fora de casa, um registro verdadeiramente assustador para quem quer aspirar a todos os títulos. Com tudo isso acontecendo, vão sendo apontados os culpados. 

Ernesto Valverde

Para muitos, nem tem dúvida alguma: a culpa é de Ernesto Valverde. O treinador espanhol continua sendo o mais apontado entre os torcedores. Para muitas pessoas, com o elenco do Barça, a qualidade individual não é possível que o Barça sofra tanto, em tantas partidas. 

As derrotas pesadas em Roma, duas temporadas atrás, e no ano passado, em Liverpool seriam impensáveis para o Barça, anos atrás. E Valverde vem sendo sempre acusado por não saber alterar o rumo dos acontecimento, ajustando sua equipe quando as coisas não estão correndo bem. Pior ainda é que o Barça não está jogando um futebol bonito, tem poucas ocasiões de gol e a estratégia de Valverde não estaria funcionando nesse Barça. 

Junior Firpo

Depois do treinador, para muitos o maior culpado, tem também alguns jogadores que não estariam rendendo o esperado. No caso, os mais apontados estão sendo os reforços.

Junior Firpo foi contratado para ser alternativa para Jordi Alba e, na sua primeira oportunidade, as coisas não correram bem para ele, errando muito e tendo culpas no primeiro gol do Granada.  

Frenkie De Jong

Diferente é a situação de Frenkie De Jong, apesar de tudo. O meia holandês foi contratado para ser decisivo e ainda que as coisas não estejam correndo tão bem, as pessoas acreditam mais em seu talento.

Porém, ele ainda não conseguiu marcar diferença, como ele vinha fazendo no Ajax e na seleção da Holanda. Frenkie ainda não encontrou sua posição e seu papel no campo, precisando de mais tempo para se adaptar nesse Barça. 

Antoine Griezmann

Finalmente, talvez o nome mais preocupante, entre os jogadores, seja o de Antoine Griezmann. O atacante francês custou 120 milhões de euros e continua sem aparecer.

Também ele precisaria de mais tempo para se adaptar no Barça, mas no momento, os torcedores até estão preferindo o jovem Ansu Fati, de 16 anos de idade, sobre ele.  

Next post

Real Madrid e um alerta para o final de Messi

Derrota para o Avaí faz Atlético-MG atingir recorde negativo no Brasileirão; saiba qual