Barça e quatro culpados por essa crise esportiva

O Barça está começando da pior maneira esse campeonato. Com apenas cinco partidas jogadas no campeonato, eles já somam um empate, duas derrotas e apenas duas vitórias, ambas em casa. Longe do Camp Nou, o time ainda não foi capaz de ganhar, incluindo ainda um empate na Champions League, contra o Borussia de Dortmund, na Alemanha.

PUBLICIDADE

As lesões de Leo Messi, Ousmane Dembélé e Luís Suárez ajudam explicando esse insucesso, mas a verdade é que no Barça, eles não encontram a melhor versão e já somam cinco meses sem vencer fora de casa, um registro verdadeiramente assustador para quem quer aspirar a todos os títulos. Com tudo isso acontecendo, vão sendo apontados os culpados. 

Ernesto Valverde

Para muitos, nem tem dúvida alguma: a culpa é de Ernesto Valverde. O treinador espanhol continua sendo o mais apontado entre os torcedores. Para muitas pessoas, com o elenco do Barça, a qualidade individual não é possível que o Barça sofra tanto, em tantas partidas. 

PUBLICIDADE

As derrotas pesadas em Roma, duas temporadas atrás, e no ano passado, em Liverpool seriam impensáveis para o Barça, anos atrás. E Valverde vem sendo sempre acusado por não saber alterar o rumo dos acontecimento, ajustando sua equipe quando as coisas não estão correndo bem. Pior ainda é que o Barça não está jogando um futebol bonito, tem poucas ocasiões de gol e a estratégia de Valverde não estaria funcionando nesse Barça. 

PUBLICIDADE

Junior Firpo

Depois do treinador, para muitos o maior culpado, tem também alguns jogadores que não estariam rendendo o esperado. No caso, os mais apontados estão sendo os reforços.

PUBLICIDADE

Junior Firpo foi contratado para ser alternativa para Jordi Alba e, na sua primeira oportunidade, as coisas não correram bem para ele, errando muito e tendo culpas no primeiro gol do Granada.  

Frenkie De Jong

Diferente é a situação de Frenkie De Jong, apesar de tudo. O meia holandês foi contratado para ser decisivo e ainda que as coisas não estejam correndo tão bem, as pessoas acreditam mais em seu talento.

Porém, ele ainda não conseguiu marcar diferença, como ele vinha fazendo no Ajax e na seleção da Holanda. Frenkie ainda não encontrou sua posição e seu papel no campo, precisando de mais tempo para se adaptar nesse Barça. 

Antoine Griezmann

Finalmente, talvez o nome mais preocupante, entre os jogadores, seja o de Antoine Griezmann. O atacante francês custou 120 milhões de euros e continua sem aparecer.

Também ele precisaria de mais tempo para se adaptar no Barça, mas no momento, os torcedores até estão preferindo o jovem Ansu Fati, de 16 anos de idade, sobre ele.