Os 5 momentos mais brilhantes da carreira de Michael Jordan

Considerado por muitos nos EUA como o maior jogador de basquete da história.

A NBA é um dos campeonatos mais assistidos do mundo. Inclusive, aqui no Brasil, o basquete é um dos esportes mais populares e, mesmo sem a seleção nacional ter conquistado nenhum título recentemente, a popularidade dos campeonatos da modalidade continua crescendo no nosso país. O NBB (Campeonato Brasileiro de Basquete) conta com transmissão de várias emissoras de TV, lotando arenas e tendo até cobertura de sites de aposta esportiva, que permitem com que os fãs façam palpites em jogos do torneio.

PUBLICIDADE

Mas todo esse crescimento da popularidade do basquete, sobretudo fora dos Estados Unidos, se deve a jogadores que conseguiram “furar a bolha” e levar a modalidade a vários outros grandes centros do mundo. Um desses jogadores, sem dúvida, é Michael Jordan. Ele é apontado por toda a crítica especializada como o maior jogador de basquete da história e isso não é por acaso, são seis títulos da NBA e vários recordes estabelecidos por ele.

Por isso, em uma carreira repleta de momentos brilhantes, selecionamos alguns deles aqui para você relembrar como foi a carreira do maior astro dos esportes americanos. Veja como ficou nossa lista:

PUBLICIDADE

Chicago Bulls vs Portland Trail Blazers Jogo 1 (Final da NBA de 1992)

PUBLICIDADE

No primeiro jogo entre as duas maiores potências da NBA na época, Michael Jordan simplesmente não tomou conhecimento da equipe de Portland. Foram 35 pontos somente no primeiro tempo, para conduzir os Bulls a primeira vitória daquela série.

PUBLICIDADE

Jordan terminaria o jogo com 39 pontos e 11 assistências, acertando 16 arremessos de 27 tentados no jogo.

Chicago Bulls vs Utah Jazz Jogo 5 (Final da NBA de 1997)

Com a série empatada em 2×2 e indo para o jogo 5, Utah tinha tudo a seu favor para se colocar a uma vitória do título da NBA. Era mais do que apenas jogar em sua quadra; Jordan estava competindo com sintomas de gripe, mas nada o impediria de perder um jogo das finais.

Mesmo sem condições de jogo, Jordan liderou a sua equipe até a vitória, marcando 38 pontos e 7 rebotes. Após o término da partida Jordan, extenuado, precisou ser carregado por Pippen até o vestiário.

Chicago Bulls vs Cleveland Cavaliers Jogo 5 (Playoffs de 1989)

Em 1989, Jordan ainda era uma estrela em ascensão. Não tinha conquistado todos os títulos que o tornaram uma lenda do esporte, mas era tido como uma das principais promessas da liga. Portanto, ao enfrentar os Cavs na primeira rodada dos playoffs daquele ano, Jordan ainda tinha muito para provar.

Mas isso não o intimidou nem um pouco. Em uma das atuações mais brilhantes de sua carreira, Michael Jordan marcou 44 pontos e liderou seu time à vitória. Chicago avançaria até as finais da NBA antes de cair para o Detroit Pistons de Isiah Thomas.

Campeonato de Enterradas de 1985

O all-star weekend promovido pela NBA é uma série de desafios envolvendo os maiores jogadores da liga profissional. Isso inclui, claro, o tradicional campeonato de enterradas que, apesar de não ter a mesma importância de um jogo de playoff, também é capaz de produzir momentos icônicos.

Foi exatamente isso que aconteceu quando Michael Jordan competiu com Wilkins no campeonato de enterradas de 1985. Jordan fez uma enterrada que chocou o mundo inteiro na época. Simplesmente pulando da linha de lances livres, o jogador protagonizou um dos momentos mais espetaculares de sua carreira. Não por acaso, a logo de sua marca “Air Jordan” foi inspirada nessa enterrada.

Chicago Bulls vs Utah Jazz Jogo 6 (Final da NBA de 1998)

Esse foi um dos momentos mais espetaculares da história do basquete americano. Chicago jogava contra a poderosa equipe dos Jazz, que tinha nomes como John Stockton e Karl Malone. O jogo era em Utah e a torcida criou um ambiente terrível para Chicago.

A partida estava muito acirrada, até que no lance final, a genialidade de Michael Jordan falou mais alto. Com um crossover excepcional sobre o defensor Byron Russell, Michael conseguiu o espaço que necessitava para fazer o arremesso final e não desperdiçou. O Chicago Bulls era campeão mais uma vez e Jordan conseguiria o seu sexto anel.