Pelé enviou carta à CBD recusando convite e ‘virando as costas’ para a Seleção Brasileira

Rei Pelé negou convite feito no passado em carta enviada para a Confederação Brasileira de Desportos.

No passado, Pelé ‘virou as costas’ para a Seleção Brasileira ao negar um convite formal da Confederação Brasileira de Desportos. Era essa a entidade máxima do futebol no ano de 1974, quando houve a Copa do Mundo, na Alemanha. O Rei morreu nesta última quinta-feira, aos 82 anos, em São Paulo.

PUBLICIDADE

Em uma carta publicada pelos jornais brasileiros no dia 22 de fevereiro daquele ano, o maior jogador de futebol da história ressaltou que estava lisonjeado com o pedido. Contudo, negou o convite.

Pelé negou convite à Seleção Brasileira

O pedido era para que Pelé voltasse atrás de não jogar mais na Seleção Brasileira, participando assim da Copa do Mundo de 1974, realizada no referido país europeu. No comunicado, em forma de carta, o Rei destacou que era irrevogável a sua decisão de não defender mais a Canarinho.

PUBLICIDADE

Ele pontuou que, caso mudasse de ideia, estaria iludindo os brasileiros, que foram testemunhas do seu último ato. A derradeira partida dele com a Seleção Verde e Amarela ocorreu no dia 18 de julho de 1971, em um lotado estádio do Maracanã.

PUBLICIDADE

Diante de 138.575 pagantes, a Seleção Brasileira terminou empatada em 2 a 2 com a Iugoslávia. Pelé não balançou a rede adversária, os gols foram marcados por Gérson e por Rivellino.

PUBLICIDADE

Seleção Brasileira decepcionou na Copa do Mundo da Alemanha

Sem Pelé entre seus jogadores principais, a Seleção Brasileira não trouxe os mesmos louros de 1958, 1962 e 1970. Após quase cair na fase de grupos, foi eliminada na semifinal pela Holanda. Posteriormente, sofreu outra derrota diante da Polônia durante a disputa pelo terceiro lugar.