in

Deputados mudam nome do Estádio Rei Pelé para Rainha Marta e causam polêmica em Alagoas

Fotomontagem: Fifa / Wikimedia Commons / CBF/Diogo Marcondes
Publicidade

A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou nesta quinta-feira (12), em segundo turno, a mudança do nome do Estádio Rei Pelé, em Maceió, para Rainha Marta. A decisão tem causado polêmica nas redes sociais.

O Estádio Rei Pelé foi inaugurado pouco depois da Copa do Mundo de 1970, disputada no México. Pelé brilhou, a seleção brasileira sobrou em campo e conquistou o tricampeonato mundial naquele ano.

Publicidade

Diante de toda a festa que acontecia no Brasil por causa da conquista, Alagoas decidiu homenagear o principal expoente da seleção brasileira e dar seu nome ao estádio.

Estádio poderá ter dois nomes

O projeto de lei para mudar o nome do estádio foi apresentado pelo deputado Antonio Albuquerque (PTB). A homenagem à Marta se justifica pelo fato de ela ter nascido em Alagoas.

Publicidade

A mudança ainda não está totalmente definida. Uma emenda ao projeto foi proposta pelo deputado Silvio Camelo (PV). Nela, a ideia é que o estádio passe a ter os dois nomes: Rei Pelé e Rainha Marta.

Publicidade

Governador dará palavra final na mudança de nome

Após a votação da emenda, a proposta será encaminhada ao governador de Alagoas, Renan Calheiros Filho. Caberá a ele aprovar ou vetar a alteração do nome. Esta não é a primeira vez que se tenta mudar o nome do estádio.

Em 2008, uma proposta idêntica a deste ano foi vetada pelo então governador Teotônio Vilela. Atualmente, o Rei Pelé tem capacidade para 14 mil pessoas e recebe as partidas do CRB e do CSA.

No Brasil, estádios levam nome de ex-jogadores, ex-políticos e ex-dirigentes de clubes. No Distrito Federal, por exemplo, a arena de esportes se chama Estádio Nacional Mané Garrincha, em homenagem ao companheiro de Pelé na seleção brasileira.

Publicidade
Avatar

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator do i7 Network.

Next post

Técnico do PSG confirma retorno de Neymar e craque brasileiro joga neste sábado (14)

São Paulo x Corinthians: Cuca pode perder dois titulares para o clássico