Deputados mudam nome do Estádio Rei Pelé para Rainha Marta e causam polêmica em Alagoas

A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou nesta quinta-feira (12), em segundo turno, a mudança do nome do Estádio Rei Pelé, em Maceió, para Rainha Marta. A decisão tem causado polêmica nas redes sociais.

PUBLICIDADE

O Estádio Rei Pelé foi inaugurado pouco depois da Copa do Mundo de 1970, disputada no México. Pelé brilhou, a seleção brasileira sobrou em campo e conquistou o tricampeonato mundial naquele ano.

Diante de toda a festa que acontecia no Brasil por causa da conquista, Alagoas decidiu homenagear o principal expoente da seleção brasileira e dar seu nome ao estádio.

PUBLICIDADE

Estádio poderá ter dois nomes

O projeto de lei para mudar o nome do estádio foi apresentado pelo deputado Antonio Albuquerque (PTB). A homenagem à Marta se justifica pelo fato de ela ter nascido em Alagoas.

PUBLICIDADE

A mudança ainda não está totalmente definida. Uma emenda ao projeto foi proposta pelo deputado Silvio Camelo (PV). Nela, a ideia é que o estádio passe a ter os dois nomes: Rei Pelé e Rainha Marta.

PUBLICIDADE

Governador dará palavra final na mudança de nome

Após a votação da emenda, a proposta será encaminhada ao governador de Alagoas, Renan Calheiros Filho. Caberá a ele aprovar ou vetar a alteração do nome. Esta não é a primeira vez que se tenta mudar o nome do estádio.

Em 2008, uma proposta idêntica a deste ano foi vetada pelo então governador Teotônio Vilela. Atualmente, o Rei Pelé tem capacidade para 14 mil pessoas e recebe as partidas do CRB e do CSA.

No Brasil, estádios levam nome de ex-jogadores, ex-políticos e ex-dirigentes de clubes. No Distrito Federal, por exemplo, a arena de esportes se chama Estádio Nacional Mané Garrincha, em homenagem ao companheiro de Pelé na seleção brasileira.