São Paulo e Flamengo lideram o ranking mundial dos clubes com o maior número de partidas oficiais em 2022

Fruto das classificações às finais das copas que disputou, a situação do Flamengo preocupa em virtude do desgaste físico dos seus jogadores.

São Paulo e Flamengo foram as equipes com o maior número de partidas oficiais no decorrer da temporada de 2022. Cada um entrou em campo 77 vezes, sobretudo pelo bom desempenho nas copas. A situação preocupa, especialmente em razão do desgaste físico dos atletas, culminando em diversas lesões ao longo do ano.

PUBLICIDADE

Para fins de comparação, São Paulo e Flamengo tiveram pelo menos 20 partidas a mais que a média dos principais clubes da Europa. O Real Madrid, da Espanha, por exemplo, que disputou todos os jogos da Liga dos Campeões, da qual foi o grande campeão, entrou em campo somente 56 vezes.

São Paulo e Flamengo são os clubes com mais jogos em 2022

Com o calendário apertado em razão da Copa do Mundo do Catar e em virtude do elevado número de partidas disputadas, São Paulo e Flamengo tiveram uma média de jogos a cada três dias. A situação levou muitos atletas a jogarem no sacrifício, a exemplo do uruguaio Arrascaeta, que aguentou até o fim junto ao Rubro-Negro apesar de um diagnóstico de pubalgia.

PUBLICIDADE

Depois de São Paulo e Flamengo com 77 jogos, o ranking internacional conta com: Manchester United (58 jogos); Boca Juniors (57 jogos); Real Madrid (56 jogos); Porto (53 jogos); PSG (50 jogos); Milan (48 jogos); e Bayern de Munique (47 jogos).

PUBLICIDADE

Flamengo bate recorde em relação às últimas temporadas

O número de jogos do Flamengo em 2022 supera a quantidade de partidas das temporadas anteriores. Em 2021, o Mais Querido entrou em campo 76 vezes, 67 vezes em 2020, 76 vezes em 2019 e 68 vezes em 2018. Em 2017, porém, o Rubro-Negro jogou 84 partidas por conta das finais da Copa do Brasil e Sul-Americana – sendo vice-campeão em ambas as copas.

PUBLICIDADE