Divulgado o valor embolsado pelo Flamengo por terminar o Brasileirão em 5º lugar

Priorizando a Copa do Brasil e a Libertadores, o Flamengo precisou dividir o elenco com o Brasileirão e perdeu desempenho na competição.

O Flamengo encerrou o Campeonato Brasileiro na quinta colocação, com 62 pontos. O clube priorizou a Copa do Brasil e a Taça Libertadores da América, competições nas quais foi campeão, perdendo fôlego no torneio de pontos corridos. Ainda assim, o Mais Querido fará jus a uma bolada milionária em termos de bonificação.

PUBLICIDADE

Por ter ficado na quinta colocação, o Flamengo fatura 36 milhões de reais. Os outros quatro melhores pontuados, a seu turno, receberão valores proporcionais de acordo com a seguinte disposição: Palmeiras (45 milhões de reais), Internacional (42,7 milhões de reais), Fluminense (40,5 milhões de reais) e Corinthians (38,2 milhões de reais).

Entenda a distribuição dos prêmios no Campeonato Brasileiro

Os valores pagos em bonificação aos clubes com o fim do Campeonato Brasileiro não saem diretamente dos cofres da CBF (Confederação Brasileira). Em verdade, as cifras decorrem dos valores apurados a título de transmissões na TV.

PUBLICIDADE

Sendo assim, antes do início do Brasileirão, 70% de todo o montante destinado aos direitos são previamente distribuídos entre os clubes. Os 30% restantes são apurados com o término do Campeonato Brasileiro e distribuídos proporcionalmente a depender da colocação final de cada clube.

PUBLICIDADE

Flamengo fatura alto em premiações

A temporada de 2022 foi vitoriosa para o Flamengo. O clube faturou 23,5 milhões de dólares (125,1 milhões de reais) com a conquista da Taça Libertadores da América, bem como 76,8 milhões de reais pela Copa do Brasil. Somando os prêmios das três principais competições, os incrementos aos cofres do time da Gávea ficaram no patamar de R$ 237,9 milhões de reais.

PUBLICIDADE