Messi pode sair do Barça já esse ano, na surpresa que ninguém esperava

Essa pode muito bem ser a novidade desse ano, no futebol europeu. Leo Messi termina seu contrato com o Barça em 2021, mas a partir de esse ano, ele pode deixar Barcelona quando ele quiser. Aliás, no final da temporada, o craque pode se despedir do time de toda sua vida. 

PUBLICIDADE

Messi pode sair do Barça no final de cada temporada

Em 2020, no final da temporada que agora está começando, Messi terá quase 33 anos e poderia deixar o Barça se essa for sua vontade. Tudo isso tem que ver com a renovação de contrato de Leo, em 2017. Em novembro desse ano, foi anunciado que seu contrato terminava em 2021.

Os números estavam claros para todos. Messi se tornava o jogador com maior salário no mundo, com cerca de 34 milhões de euros por temporada. Uma verdadeira loucura salarial, dificilmente aceitável para qualquer clube. Somente umas três ou quatro equipes no mundo poderiam pagar esses números. 

PUBLICIDADE

Em seu novo contrato, tem então uma peculiaridade que o Barcelona usa desde a época de Carles Puyol, que é uma cláusula para poder rescindir o contrato no final de cada ano. A ideia é que o clube não quer ser um fardo para o jogador, nem o contrário. Mas isso é também a maior demonstração de confiança em seus jogadores e também de lealdade.

PUBLICIDADE

Isso aconteceu primeiramente com Puyol, mais tarde com Xavi Hernández e Andres Iniesta e, agora, com Leo Messi. Porém, eles poderiam estar meio que arrependidos, nesse momento. É que Messi é ainda jovem e influente em seu futebol. No final da temporada passada, o craque terminou, ainda assim, com números insuperáveis por qualquer outro jogador no mundo. 

PUBLICIDADE

Messi poderia sair para o Manchester City

Messi poderia ser ainda, nesse momento, o melhor jogador do mundo. E o Barça sabe que seria uma perda enorme se o jogador sair mesmo, em julho de 2020, ainda no topo de sua forma. A verdade é que Messi tem dado sempre um sinal de que está feliz no Barça e que poderia mesmo terminar sua carreira na Catalunha. 

A verdade é que ele já teve outras chances para deixar o time, mas com 33 anos, a situação seria diferente e ele poderia realmente pensar em uma saída. A Premier League poderia cativar o jogador, nomeadamente Pep Guardiola e seu Manchester City. 

Claro que, se eles levarem o jogador a custo zero, que eles poderiam pagar uma salário maior ainda para o astro argentino do que aquele que ele está ganhando no Barça.