Se tivesse VAR? 3 vezes que a história das Copas poderia ser outra

A Copa do Mundo da Rússia, realizada em 2018, foi a primeira em que o sistema de vídeo arbitragem foi utilizado. O VAR (Video Assistant Referee) entrou para auxiliar os juízes na tomada de decisões, fazendo com que muitos erros fossem evitados.

PUBLICIDADE

Desde que as Copas começaram a serem disputadas, foram muitos os lances que entraram para história como lances irregulares, e o VAR certamente teria evitado alguns desses erros históricos de arbitragem.

1 – “A mão de Deus” 

Quem é apaixonado por futebol sabe do tão falado gol de mão do Maradona nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986. Mesmo sendo 20 cm mais baixo que o goleiro inglês, Maradona conseguiu ir mais alto que seu adversário e colocar a bola pra dentro, com a mão. Certamente o VAR teria anulado aquele gol, o que causaria uma mudança geral na história daquela copa em que a Argentina levantou o caneco.

PUBLICIDADE

2 – UFC? 

Na Copa de 94, o zagueiro Mauro Tassoti protagonizou um lance que entraria para a história das Copas como um exemplo a não ser seguido. O jogo entre Espanha x Itália estava muito disputado e a seleção italiana vencia por 2×1. Pouco depois do início da segunda etapa, a Espanha lançou uma bola na área e antes que o atacante espanhol pudesse pular para cabecear, o zagueiro italiano o acertou em cheio com uma cotovelada no queixo. Além de pênalti claro, o zagueiro italiano deveria ter sido expulso, mas nenhum dos dois aconteceu. O VAR certamente mudaria aquela partida.

PUBLICIDADE

3 – Copa comprada? 

Na copa da Coréia, mais precisamente na semifinal Coréia x Espanha, o VAR teria trabalhado muito. Além de a Espanha ter tido dois gols erroneamente anulados, vários impedimentos muito duvidosos também foram marcados contra a seleção europeia. Foram tantos absurdos que o jogo terminou 0x0, fazendo com que a Coréia se classificasse após vencer a partida na disputa por pênaltis. Mais uma partida em que o VAR poderia ter mudado a história.

PUBLICIDADE