125 pessoas falecem em tumulto de estádio de futebol; ao menos 32 são crianças

Episódio é considerado uma das maiores catástrofes da história do futebol mundial.

Um tumulto seguido de confusão está sendo considerado uma das maiores catástrofes da história do futebol em todo o mundo. Pelo menos 32 crianças estão entre os 125 óbitos deste último final de semana, em um estádio da Indonésia.

PUBLICIDADE

Forças de segurança utilizaram gás lacrimogênio em um campo esportivo lotado, ocasionando um enorme tumulto. Inicialmente, foi divulgado o número de 170 mortos, porém, posteriormente foi corrigido para 125.

Catástrofe em estádio de futebol

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, fez uma ordenação para que as famílias das vítimas sejam indenizadas. “Como sinal de condolências, o presidente doará 50 milhões de rupias (aproximadamente R$ 16 mil) para cada vítima falecida”, falou Mahfud MD, ministro da Segurança do país. A promessa é de que elas recebem esse dinheiro nos próximos dias.

PUBLICIDADE

A tragédia aconteceu no último sábado (1), em Malang, cidade da Indonésia, que também deixou outras 323 pessoas feridas. Torcedores do Arema FC invadiram o gramado do Karnjurhan, após o time ser derrotado por 3 a 2 pelo Persebaya Surubaya.

PUBLICIDADE

Essa foi a primeira derrota para o rival em mais de 20 anos. Por conta do tumulto, a polícia usou gás lacrimogênio nas arquibancadas, provocando corrida desesperada dos torcedores para pequenos portões. As vítimas, segundo as testemunhas, foram esmagadas ou asfixiadas.

PUBLICIDADE

Críticas à polícia

Nesta segunda-feira (3) começaram a ser aplicadas as primeiras sanções aos indicados como responsáveis. Nove agentes policiais foram suspensos e o chefe de Polícia de Malang, Ferlo Hidayat, foi destituído do cargo. Essas informações foram anunciadas pelo porta-voz da Polícia do país, Dedi Prasetyo.