Rafael Nadal e Roger Federer se juntam a Novak Djokovic no conselho de jogadores da ATP

Os tenistas de simples Roger Federer, Rafael Nadal, além do duplista Jurgen Melzer, foram eleitos para o ATP Player Council, o conselho dos jogadores da ATP, nesta quinta-feira (8). Eles se juntarão ao conselho imediatamente para substituir Robin Haase, Jamie Murray e Sergiy Stakhovsky, que se demitiram no início do verão. Os novos membros deverão cumprir o mandato até Wimbledon 2020. 

PUBLICIDADE

Federer e Nadal já estiveram outras vezes dentro do conselho de jogadores. Em março deste ano, reclamaram de como o processo lá dentro estava sendo conduzido, principalmente devido a saída do atual presidente, Chris Kermode, prevista para o final de 2019. Não se sabe se foi este o motivo da saída de Haase, Murray e Stakhovsky em junho. 

De volta ao grupo, Federer e Nadal pode atrapalhar o plano do presidente do conselho, Novak Djokovic, de substituir Chris Kermode, por Mark Leschly, CEO da Universal Tennis Rating (UTR). A UTR é vista como rival do sistema de ranking já consagrada feito pela ATP, e Djokovic é um de seus investidores.

PUBLICIDADE

A próxima, e primeira reunião com os novos membros do conselho deve acontecer em Nova York, antes do US Open, o último Grand Slam do ano. 

PUBLICIDADE

Após vitória em Montreal, Nadal fala sobre o conselho

Rafael Nadal disse que decidiu junto com Federer pela volta ao conselho. “Se estamos lá é porque conversamos antes, não? Mas não vamos estar sozinhos“, declarou o espalho.

PUBLICIDADE

“Nós podemos dar força de alguma maneira para que esta modalidade siga um rumo melhor, espero eu. Estamos lá para saber melhor o que está acontecendo. No ano passado tivemos alguns altos e baixos com muitas coisas. (…) Talvez eu possa dar uma perspetiva diferente em como o jogo deve estar e ajudar a melhorar”.

Confira a composição do novo conselho

  • Jogadores do TOP 50 de simples: Kevin Anderson (Vice-Presidente), John Isner, Rafael Nadal e Sam Querrey 
  • Jogadores do TOP 100: Yen-Hsun Lu e Vasek Pospisil 
  • TOP 100 de Duplas: Jurgen Melzer e Bruno Soares 
  • Geral: Novak Djokovic (presidente) e Roger Federer 
  • Ex-jogador: Colin Dowdeswell
  • Técnico: a definir