A maioria dos clubes brasileiros não ‘nadam’ em dinheiro, sendo cada receita muito importante no balanço das finanças ao longo do ano. Um dos mais importantes patrocinadores dos clubes, são seus próprios torcedores que, além da bilheteria, também ajudam se associando aos programas dos clubes.
O top 3 do ranking atualizado tem o Galo na liderança, com folga sobre o segundo. O Atlético-MG tem a maior base de sócio-torcedor do Brasil, com quase 134 mil associados. O Corinthians, segundo colocado, possui 116 mil sócios-torcedores. Na terceira posição e já bem distante dos dois primeiros vem o Internacional, o Colorado possui praticamente 80 mil sócios-torcedores.
Ranking de sócio-torcedor
- Atlético-MG – 133.468
- Corinthians – 116 mil
- Internacional – 80 mil
- Flamengo – 69 mil
- Palmeiras – 65 mil
- Grêmio – 60 mil
- Cruzeiro – 51 mil
- Vasco – 50 mil
- Ceará – 46 mil
- Fortaleza – 44 mil
- São Paulo – 41 mil
- Botafogo – 41 mil
- Coritiba – 40 mil
- Fluminense – 36 mil
- Santos – 32 mil
Vale destacar que os valores dos programas de sócio-torcedor de cada clube varia. Alguns clubes, inclusive possuem programas de participação mirins, que permitem a entrada de crianças e adolescentes por valores ainda mais acessíveis.
A apuração do balanço deste levantamento foi feito no mês de julho de 2022.
O número de sócios dos clubes costuma variar diariamente, sendo que alguns não fazem a atualização diária dos balanços, podendo gerar distorções em curto espaço de tempo.