Opinião – América-MG x Atlético-MG: noite tensa no Horto em jogo pela Libertadores

Com mais uma vitória, o Galo alcançou o recorde de 17 jogos de invencibilidade na Libertadores da América

O Galo jogou na noite de ontem (03/04) contra o América pela Copa Libertadores da América e venceu pelo placar de 2 a 1.  Os gols foram marcados por Guilherme Arana e Nacho. E o América descontou com um gol do argentino Conti. Esse é um placar sempre perigoso! A qualquer momento, o time pode empatar o jogo, como aconteceu nos últimos dois jogos do Galo pelo Brasileirão.

PUBLICIDADE

E justamente devido ao passado recente, o atleticano teve uma noite bem tensa. Mas como diz o ditado (que não precisa ser sempre verdade): se não é sofrido, não é Galo!

O jogo

O Atlético começou comandando o jogo. Ditando o ritmo totalmente com posse de bola superior a 65%. Isso já era de se esperar. Outra coisa que esperávamos também é que, diferentemente do último jogo contra o América pela Libertadores, o time do Horto teria que sair mais para o ataque, pois a derrota faria com que ele não tivesse mais chances de se classificar para a próxima fase da competição.

PUBLICIDADE

E foi isso que aconteceu. O primeiro chute a gol foi do América. Sem muito perigo. Aos 13 minutos, o número 13 do Galo foi lá e fez o seu 14º gol com a camisa alvinegra. Guilherme Arana recebeu um passe açucarado do super herói atleticano, Hulk, e chutou forte por baixo do bom goleiro Jaílson. 1 a 0 Galo.

PUBLICIDADE

Com esse resultado, a América tinha que se expor ainda mais. O que é bom para o Galo, pois o jogo se abre e com a qualidade técnica dos nosso jogadores, a chance de fazermos outro gol aumenta consideravelmente.

PUBLICIDADE

E foi isso que aconteceu. Aos 37 minutos, numa assistência do melhor lateral esquerdo do Brasil na atualidade, Nacho Fernandez chutou forte para o fundo do gol americano. 2 a 0.

Esse placar estava dando uma tranquilidade, porém ativava nos torcedores mais pessimistas um gatilho. O Galo abriu 2 a 0 contra o Coritiba pelo Brasileirão e levou o empate no segundo tempo.

“Mas continuemos com fé, porque esse jogo era diferente!” Foi o que pensei na hora!

Pois não é que logo na sequência, aos 39 minutos, num escanteio, Everson sai mal do gol e o América faz 2 a 1? Tenso! A melhor definição do erro de Everson que vi foi: “O Everson deu aqueles bugs do Play 1”.

Foi isso que enxerguei também! Um bug!

Durante o primeiro tempo o Galo ainda teve duas substituições forçadas por conta de lesões: Vargas e Mariano.

O segundo tempo

O Galo veio com o mesmo time para o segundo tempo. Sem alterações. E só poderia fazer mais 1 pausa para substituir, por conta das paradas no 1º tempo.

O time do Atlético está com algum problema com a água do intervalo no vestiário. A impressão que dá é que os atletas voltam com vontade, mas erram demais.

Muitas passes errados, erros individuais. E dependendo do local onde o passe é errado, pega o sistema defensivo completamente desguarnecido. Isso é um problema que o técnico e sua comissão precisam corrigir.

O América foi pra cima do Galo na etapa complementar. E isso abriu ainda mais o jogo. E o Galo, mesmo parecendo meio perdido em campo, ainda teve chances muito claras de matar o jogo. 

Em uma dessas chances, Hulk de um passe lindo para Ademir, que não conseguiu chegar na bola para finalizar com perfeição.

O Atlético errava muitos passes. Muitos mesmo! E isso faziam com que o volante Allan se destacasse na marcação. Que jogador é o Allan! Tecnicamente diferenciado, explosão para chegar na jogada, ótimo passe vertical, ótima saída de bola! O time do Galo com o Allan é realmente muito melhor!

Everson falhou no primeiro gol do América. Mas se não fosse por ele, o Galo tinha levado o empate. Fez uma grande defesa em uma cabeçada do ataque americano já mais pro final do jogo.

É aquele tipo de lance que a gente pensa: “se levar esse gol aí, já era! Empate ou derrota!”

Mas ele estava lá para salvar a nossa noite!

Faltando cerca de 5 minutos para o término da etapa complementar, El Turco fez a última pausa para substituição permitida e colocou 2 jogadores: Keno e Otávio, no lugar de Nacho e Jair respectivamente.

É a volta do atacante Keno, que faz muita falta ao time do Galo. O atacante se recuperou de uma cirurgia no olho.

Ele ainda teve tempo de perder um “gol feito”, que não costuma perder. 

Hulk tocou a bola pra área pegando ele sozinho em frente ao gol, dentro da pequena área. Era só empurrar a pelota e sair pro abraço. Mas ele acabou isolando a bola. Inacreditável.

Mas ainda bem que esse gol perdido não fez falta e o Galão da Massa acabou com a vitória por 2 a 1.

Próximos compromissos

O Galo joga no sábado mais uma vez com o América pelo Campeonato Brasileiro. Agora, mais tranquilo após a quebra da sequência de 3 empates seguidos.

Para o mês de maio ainda teremos mais 7 jogos, ou seja, em 27 dias restantes para o término do mês, 7 jogos. Isso dá um jogo a cada 3 dias e 20 horas, aproximadamente.

É preciso sim rodar o elenco. Não podemos perder peças importantes por lesão em função dessa carga absurda de jogos.

A vantagem é que dos 7 jogos faltantes, 5 são em Belo Horizonte. E os jogos fora de casa são viagens próximas. Pegaremos o Red Bull Bragantino em Bragança e o Brasiliense, pela Copa do Brasil, em Brasília.

Vamos Galo!!