Camisa 10: Daniel Alves deve jogar em nova posição pelo São Paulo

Logo que anunciou a contratação de Daniel Alves, o São Paulo publicou também nas redes sociais que o lateral direito da seleção brasileira utilizará o número 10 nas costas. Anteriormente, o dono da camisa 10 era Nenê, meia ofensivo que desde o dia 16 de julho pertence ao Fluminense. Agora, ela pertence a um lateral. Se 10 pertence a craque, ele tem peso suficiente para vesti-la, afinal, é o maior colecionador de troféus do futebol. Mas há chances de ele usá-la na posição original do número no futebol.

PUBLICIDADE

O acordo fechado com o São Paulo garante a Daniel Alves três anos e meio no Morumbi, tempo que dura até a próxima Copa, em novembro de 2022, no Catar. Mas ao que tudo indica, Dani não deverá ficar na posição de lateral durante todo este tempo. Ainda que sua atuação como lateral seja inquestionável. Em 2018, por exemplo, entrou na seleção Fifa The Best como melhor lateral direito do mundo. E em 2019, foi eleito melhor jogador da Copa América, na mesma posição.

Assim, Daniel é o melhor lateral que o tricolor poderia querer. Cicinho, em 2005, deve ter sido o último a ter tanto prestígio nesta mesma posição dentro do clube. Mas o agente do jogador deixou claro que, caso ele voltasse ao Brasil, seria para jogar no meio de campo, como lembrou Paulo Vinicius Coelho, em seu Blog. Por isso, transição de Dani deve ocorrer aos poucos.

PUBLICIDADE

Daniel Alves como meio de campo

Ver Daniel Alves atuando como meia não seria novidade. Em 2009, Dunga surpreendeu a escalação da Seleção Brasileira ao colocar Daniel Alves como meia em uma partida de Eliminatórias da Copa contra o Chile. Na ocasião, ele deu duas assistências na vitória por 4×2. Mas não vingou.

PUBLICIDADE

Em 2018, Unai Emery, então técnico do Paris Saint-Germain desloxou o lateral para o meio-campo em diversas oportunidades. Assim, Daniel tinha menos responsabilidade na marcação, e mais participação na criação de jogadas. E na seleção, com Tite, ele sempre esteve nas movimentações de ataque.

PUBLICIDADE

São Paulo: a realização de um sonho

A torcida do São Paulo já se mostrou apaixonada por Daniel Alves. A grande expectativa é que o lateral consiga fazer o time paulista conquistar grandes títulos novamente. Este é também o objetivo do jogador de 36 anos, que já soma 40 troféus na carreira. Mas, mais do que isso, ir para o tricolor é a realização de um sonho. “Um dia sonhei com meu primo jogar no São Paulo e no Barcelona, hoje estou realizando a parte que faltava”, escreveu Dani Alves no Instagram.

A data de apresentação de Daniel Alves no São Paulo ainda não foi definida. O jogador já está no Brasil, mas passa férias em Fortaleza, com a família, mas viaja para a capital paulista nos próximos dias.