Cabem no seu time? Fifa suspende contrato de jogadores que atuam na Ucrânia e na Rússia

Os jogadores poderão atuar por outros clubes até junho de 2022. Liga ucraniana foi pausada pelo conflito.

A Fifa, entidade máxima do futebol, comunicou que os jogadores que atuam por clubes ucranianos e russos poderão suspender seus atuais contratos e atuarem por outros clubes. A decisão foi tomada pelo órgão, devido ao conflito existente entre Rússia e Ucrânia. A suspensão contratual vale até junho de 2022.

PUBLICIDADE

Apenas os jogadores estrangeiros poderão deixar os países citados. A decisão da Fifa foi confirmada por Aleksandr Zotov, diretor da associação de jogadores da Rússia. Estima-se que 129 jogadores estrangeiros atuem na Liga Russa de Futebol e 95 na primeira divisão ucraniana.

Apesar da autorização, os jogadores continuarão vinculados aos clubes russos e ucranianos, pois somente uma suspensão dos contratos foram autorizadas. A ida dos jogadores a outros clubes irá funcionar como um empréstimo, dessa forma os atletas deverão voltar a seus clubes de origem após a data pré-estabelecida.

PUBLICIDADE

Vale lembrar que somente o campeonato ucraniano foi suspenso, no entanto a guerra preocupa os estrangeiros que atuam na Rússia. Assim, a Fifa decidiu impor a condição de suspensão de contratos a ambos os países. O Krasnodar-RUS já havia suspendido o contrato com os jogadores estrangeiros de seu plantel antes mesmo da decisão.

PUBLICIDADE

Cerca de 30 atletas brasileiros defendem as cores de clubes ucranianos. Vários jogadores que atuavam no país já conseguiram retornar ao Brasil e agora aguardam a definição de seus futuros. Clubes brasileiros já demonstraram interesse em contar com os jogadores, contudo nada ainda foi definido.

PUBLICIDADE