Grêmio, com 83% de chance de ser rebaixado, precisa de uma coisa para não cair no Brasileirão

Imortal Tricolor ocupa a penúltima posição na tabela de classificação.

O Grêmio venceu o Fluminense nesta terça-feira (9) por 1 a 0. O gol marcado por Diego Souza deu um pouco de esperança à torcida gremista. O centroavante e todos os demais jogadores comemoraram bastante. O Grêmio chegou aos 29 pontos em 30 partidas.

PUBLICIDADE

Apesar do bom resultado em casa, a equipe comandada por Vagner Mancini tem 83% de ser rebaixada, de acordo com os cálculos do matemático Tristão Garcia. Para não cair, o Grêmio precisa de uma coisa: vitórias.

Historicamente, equipes que alcançam 45 pontos não são rebaixadas. Para chegar nessa pontuação e se livrar do risco de queda à Série B do Brasileirão, o Imortal Tricolor precisa de 16 pontos. 

PUBLICIDADE

Esta pontuação pode ser alcançada com cinco vitórias e um empate em oito jogos. Ou seja, de 24 pontos disputados, o Grêmio precisa conquistar 66% dos pontos. Desempenho muito superior ao que tem neste momento.

PUBLICIDADE

Há exceções no Brasileirão em relação à pontuação mínima. O Fortaleza, que hoje briga na parte de cima da tabela de classificação, escapou da queda no ano passado somando 41 pontos. Para não correr riscos, é melhor o Grêmio buscar os 45.

PUBLICIDADE

Grêmio vence Fluminense e sonha em permanecer na Série A

A Vitória sobre o Fluminense foi importante pelos três pontos conquistados, mas também porque serviu para afastar um pouco do burburinho causado pela derrota para o Internacional, no fim de semana, por 1 a 0. Na próxima rodada, no sábado, o Imortal visita o América-MG querendo mais uma vitória para embalar nessa reta final de competição e sair do Z4.