Santos: Fábio Carille não consegue repetir escalações apesar de definir padrão do time

O time paulista tenta fugir de vez da temida zona de rebaixamento do Brasileirão.

O Santos segue bastante ameaçado no Campeonato Brasileiro e ocupa a 16ª colocação na tabela de classificação, possuindo apenas um ponto de vantagem para o primeiro clube da temida zona de rebaixamento. O time paulista foi derrotado na última rodada pelo líder Atlético-MG, por 3 a 1 de virada, em partida válida pela 26ª rodada da competição.

PUBLICIDADE

O técnico Fábio Carille não teve vida fácil desde que assumiu o cargo no Santos e já comandou o time em sete partidas, mas ainda não conseguiu repetir uma escalação. O treinador utilizou sete escalações diferentes durantes os duelos, sendo por necessidade ou por opção, mas conseguiu definir um padrão para o time apesar das mudanças.

Em pelo menos cinco jogos, o Santos entrou em campo utilizando três zagueiros e dois atacantes, utilizando formação diferente apenas nas duas primeiras partidas de Carille. Sem muito tempo para trabalhar, o técnico optou por usar o 4-3-3 habitual do time durante as últimas duas temporadas, buscando uma maior consistência defensiva da equipe.

PUBLICIDADE

Apesar de ser difícil repetir a escalação, o treinador já dá sinais de como cada setor do time deverá ser escalado. Emiliano Velázquez, Wagner Leonardo e Vinicius Balieiro formaram a zaga do Santos nos últimos três jogos e repetirão a formação contra o Sport nesse domingo (17), em duelo direto para fugir da zona de rebaixamento.

PUBLICIDADE

O ataque também parece ter sido definido e conta com Léo Baptistão e Marinho como titulares nos últimos jogos, mas Léo acabou se lesionando na derrota para o Atlético-MG e segue no departamento médico. Com isso, Marcos Leonardo, Raniel e Tardelli brigam pela vaga no setor ofensivo.

PUBLICIDADE

Já o meio de campo tem sido o setor com maior número de mudanças sofridas nos últimos jogos, principalmente por causa de suspensões na competição. Camacho, Marcos Guilherme e Vinicius Zanocelo foram escalados no meio campo durante os últimos três jogos e parecem ter conquistado a titularidade, mas a suspensão de Carlos Sánchez obrigou o técnico trocar o lateral-esquerdo Felipe Jonatan por Lucas Braga.

O uruguaio foi substituído por Jean Mota durante o duelo no Mineirão, mas voltará na partida contra o Sport fora de casa. Com isso, o jogo contra o time pernambucano contará com a oitava escalação diferente de Fábio Carille.