Corinthians, Grêmio e mais 7 clubes da Série A acionam STJD por escalação irregular do Sport

Os clubes pedem punição para o time pernambucano após a escalação irregular de Pedro Henrique.

O Sport venceu mais uma partida no Campeonato Brasileiro nesse sábado (09) e ficou muito próximo de deixar o Z-4 da competição. O time pernambucano venceu o Corinthians em casa por 1 a 0 e conseguiu a terceira vitória seguida pela primeira vez no Brasileirão, chegando a 26 pontos e assumindo a 17ª posição da tabela.

PUBLICIDADE

No entanto, o melhor momento do clube na competição pode estar ameaçado. Corinthians, Grêmio e outras nove equipes decidiram acionar o STJD após a mídia divulgar que o jogar Pedro Henrique atuou de forma irregular desde sua chegada ao Sport. A notícia de infração dos dois gigantes foi acompanhada por América-MG, Atlético-Go, Ceará, Bahia, Cuiabá, Chapecoense e Juventude.

Segundo o STJD, o pedido encaminhado na noite da última sexta-feira (08) pelos clubes pede punição ao Sport por escalar Pedro Henrique irregularmente durante cinco partidas do Campeonato Brasileiro. O Tribunal também informou que a denúncia foi encaminhada para a Procuradoria da Justiça Desportiva analisar.

PUBLICIDADE

Os clubes pediram a retirada de 17 pontos do Sport na competição, considerando os cinco jogos disputados pelo zagueiro pelo time pernambucano. A punição computaria 3 pontos por partida disputada (15 no total), além da retirada dos dois pontos conquistados nos jogos que Pedro Henrique atuou.

PUBLICIDADE

Entenda o caso

O zagueiro Pedro Henrique era jogador do Internacional até agosto desse ano e disputou cinco jogos no Brasileirão, atuando contra o Fortaleza, América-MG, Palmeiras, São Paulo e Corinthians. Porém, foi advertido com cartão amarelo no banco de reservas durante os jogos contra Juventude e Flamengo, mesmo sem entrar em campo.

PUBLICIDADE

O regulamento do Brasileirão define que um atleta só pode defender dois clubes da mesma competição caso ainda não tenha ultrapassado seis jogos disputados pelo primeiro time. O zagueiro foi contratado pelo Sport na última janela de transferências após as parte considerarem que o zagueiro disputou apenas cinco partidas na competição.

O Art. 43 do regulamento afirma que a relação do jogador na súmula não é computado como jogo disputado na análise de transferências para outro clube, caso o jogador não entre durante a partida. No entanto, ressalta em parágrafo único que contará como jogo disputado se o árbitro advertir o jogador no banco de reservas.

Sendo assim, o jogador teria participado de sete jogos pelo Internacional e não poderia atuar por outra equipe nessa edição da Série A. A pena prevista no artigo é de: “perda de três pontos por partida, além de multa de R$ 100 a R$ 100 mil“.