Palmeiras x Flamengo: ‘tragédia anunciada’ entre torcidas organizadas preocupa

Final brasileira na Copa Libertadores pode acirrar ânimos entre palmeirenses e flamenguistas.

Palmeiras e Flamengo decidirão a Copa Libertadores da América. A final do torneio está marcada para a tarde do dia 27 de novembro, um sábado. O cenário da partida será Montevidéu, no Uruguai. Com presença de torcida, o jogo causa preocupação.

PUBLICIDADE

As torcidas organizadas de Palmeiras e Flamengo são rivais históricas. A Jovem Fla é aliada da Torcida Independente, do São Paulo. Já a Mancha Verde tem ligações com a Torcida Jovem, do Vasco. Essas uniões, comuns entre as organizadas, acabam criando ainda mais rivalidades.

Em 2016, Flamengo e Palmeiras se enfrentaram no Estádio Mané Garrincha, pelo Campeonato Brasileiro, e houve confusão generalizada entre as organizadas no estádio. O problema da final da Libertadores é ainda maior do que se a decisão fosse no Brasil. Torcidas pegarão estrada para irem de várias partes do país ao Uruguai.

PUBLICIDADE

O esquema de segurança ainda não foi definido, mas terá que ser forte para evitar problema no trajeto. Um ex-líder de uma torcida do Flamengo comentou sobre a possibilidade de confusão. A advertência feita por ele foi publicada pelo jornalista Mauro Cezar Pereira, em seu blog no UOL.

PUBLICIDADE

“Fico preocupadíssimo com a hipótese de uma tragédia ocorrer no trajeto e em Montevidéu”, disse a pessoa que não identificou. Ele ainda advertiu que será uma “tragédia anunciada”. Torcidas organizadas estariam proibindo a ida de crianças e de mulheres nas caravanas. Estas recomendações são feitas quando o jogo é de alto risco.

PUBLICIDADE

O ex-líder de organizada ainda comparou o duelo com o que ocorreu na final da então Copa dos Campeões da Europa, entre Juventus e Liverpool, que deixou 39 mortos – todos eles italianos. A decisão aconteceu em Bruxelas, na Bélgica.