Corinthians conta com volta da ‘Fiel’ no jogo contra o Bahia e números mostram ‘poder’ da torcida

Os times paulistas poderão contar com a volta das torcidas a partir de hoje (04).

O Corinthians segue se preparando para o próximo confronto pelo Campeonato Brasileiro, recebendo o Bahia na noite dessa terça-feira (05). O Timão tenta se firmar na competição e encostar de vez no G4, estando apenas dois pontos atrás do Fortaleza, quarto colocado da tabela.

PUBLICIDADE

O clube paulista contará com um grande reforço para a partida na Neo Química Arena, que irá começar às 21h30 e terá transmissão do canal Premiere. A fiel torcida corintiana finalmente poderá retornar aos jogos do Timão, após vários meses longe devido à pandemia da Covid-19.

A volta do público na Neo Química Arena tem um peso especial para o time, tanto para o espetáculo quanto para o aproveitamento da equipe. As estatísticas mostram todo o “poder” da torcida nas atuações do time em casa, destacando a queda de aproveitamento desde o começo da pandemia. A Prefeitura de São Paulo liberou a volta de 30% da capacidade do estádio.

PUBLICIDADE

Comparações dos números com e sem torcida

A pandemia de Covid-19 forçou o afastamento das torcidas nos estádios desde o início de 2020, conseguindo retornar após mais um ano e meio longe dos estádios. O Corinthians é um dos clubes brasileiros que mais demonstram sentir falta da torcida, vendo o aproveitamento de 70,7% (antes da pandemia) cair para 51,8% durante a pandemia.

PUBLICIDADE

Desde o afastamento da torcida, o Timão atuou 47 vezes na Neo Química Arena e venceu apenas 19 vezes, além de 12 derrotas e 16 empates. A irregularidade do time foi reforçada durante o Brasileirão, perdendo muitos pontos importantes como mandante. Antes da pandemia, o clube paulista havia feito 199 jogos no estádio e vencido 123, com apenas 23 derrotas e 53 empates.

PUBLICIDADE

Desde a chegada de Sylvinho ao comando do time, o Corinthians atuou 10 vezes como mandante e só venceu três partidas, perdendo quatro e empatando mais quatro. O aproveitamento do técnico é de 43,33%. A volta da “Fiel” pode ser um divisor de águas na atual temporada, levando o time a lutar por uma vaga direta na Libertadores.