Responsável pelas regras do futebol dá veredito final no polêmico gol do Palmeiras contra o Atlético-MG

Partida entre Atlético-MG e Palmeiras está regada a polêmicas acerca de um gol do alviverde.

A Ifab (International Football Association Board), entidade que é responsável pelas regras do futebol, fez uma análise do gol do Palmeiras contra o Atlético-MG. Essa marcação aconteceu no jogo de volta da semifinal da Libertadores da América, e que foi fator decisivo na classificação da equipe paulista.

PUBLICIDADE

O lance gerou uma polêmica, uma vez que, antes da bola entrar no gol, o atacante Deyverson, que deveria estar sentado no banco de reservas, entrou no gramado para comemorar a batida. De acordo com a organização, o gol lance foi corretamente validado.

Segundo a Confederação Brasileira de Futebol, o jogo deveria ter sido paralisado e reiniciado com um tiro livre direto. Caso a invasão fosse constatada depois da partida ter sido reiniciada, o gol não poderia sofrer anulação.

PUBLICIDADE

Em uma nota, o órgão que cuida da regulamentação deu outro fator determinante para a validação. Segundo a entidade, os árbitros precisam sempre aplicar o ‘espírito’ e ‘intenção’ dada à regra. Essas medidas devem ser aplicadas pelos juízes, que têm a capacidade para saber qual o impacto que essa ação teve e qual o intuito do atleta.

PUBLICIDADE

Em um trecho do comunicado, é dito que a intenção do jogador entrar em campo não transpareceu de má-fé para interferir no jogo ou distrair a arbitragem. “Ele parece totalmente motivado pela emoção do momento em que sua equipe marca um gol decisivo”, diz um trecho do comunicado expedido pela Ifab.

PUBLICIDADE

Sendo assim, o gol do Palmeiras está validado e o empate classificou o alviverde para a final da Libertadores. O time paulista encara o Flamengo no dia 27 de novembro, na cidade de Montevidéu, no Uruguai.