Atlético-MG pode alcançar número ‘mágico’ para ser campeão no Brasileirão somente com jogos em casa

O Galo ainda disputará dez partidas em casa no restante do Campeonato Brasileiro.

O Atlético-MG ainda tem tentado digerir a eliminação na Libertadores da última terça-feira (30) e muda o foco para os próximos compromissos pelo Brasileirão. O Galo lidera a competição nacional com folga e pode alcançar 76 pontos no campeonato, caso vença todos os 10 jogos que ainda fará em casa.

PUBLICIDADE

A pontuação é considerada o “número mágico” para ser campeão, já que nenhum vice nunca conseguiu atingir essa pontuação.

O “número mágico” não é garantia total de título, mas daria ao Atlético-MG 96,11% de chances de ser campeão e encerrar o jejum de quase cinquenta anos. Segundo Gilcione Costa, do site ‘Probabilidades do Futebol’ e da UFMG, o Atlético-MG chegaria a uma pontuação quase inalcançável se vencer os dez jogos no Mineirão, com chances matemáticas que praticamente garantiriam o título. O Galo possui atualmente 81,3% de chances de título, contra 9,3% do Flamengo e 5,3% do Palmeiras.

PUBLICIDADE

O time mineiro possui uma campanha praticamente perfeita na competição, porém precisa manter a solidez e se impor nos próximos confrontos. O Galo tem a melhor campanha entre os mandantes do campeonato, mas manter 100% no Mineirão nos próximos confrontos não seria nada fácil.

PUBLICIDADE

O feito significaria conquistar 52 pontos como mandante, chegando a absurdos 91,2% de aproveitamento. Essa possível pontuação somente foi superada pelo Flamengo em 2019, que conseguiu 53 pontos em casa.

PUBLICIDADE

Já sobre a Libertadores, o Galo está com sua vaga praticamente garantida e possui 99% de chances de disputar a próxima edição. Além disso, as chances cresceram muito após classificação do Flamengo para a final da edição atual, já que se tiver um campeão brasileiro, o número de vagas aumenta disponíveis.

A melhor campanha de um vice-campeão do Campeonato Brasileiro foi do Santos em 2019, enquanto era treinado pelo técnico Sampaoli e chegou a 74 pontos na temporada. O Atlético-MG, de 2012, possui a segunda maior pontuação com 72, ao lado do Flamengo de 2018.