Estreando segundo turno, Atlético-MG busca não repetir erros de 2012 e manter embalo no Brasileirão

Clube mineiro viu título do Campeonato Brasileiro de 2012 escapar após campanha ruim no segundo turno.

O Atlético-MG estreia nesse domingo (12) pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro e irá enfrentar o Fortaleza fora de casa. O time mineiro está muito próximo de conquistar o simbólico título do primeiro turno do Brasileirão, após conquistar 39 pontos em 18 rodadas. 

PUBLICIDADE

Essa pode ser a segunda vez na histórica que o Galo conquista o time simbólico, ganhando em 2012, mas o clube já trabalha para evitar justamente o que aconteceu no Brasileirão de 2012. O clube mineiro viu o título do campeonato escapar após uma campanha ruim no segundo turno da competição.

Queda de rendimento no segundo turno de 2012

Na temporada de 2012, o Atlético, que também foi comandado por Cuca, terminou o primeiro turno com a melhor campanha da história do clube. Após 19 rodadas, o time conquistou 43 pontos e terminou com um aproveitamento de 75,4%, sendo 13 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. 

PUBLICIDADE

Contando com Ronaldinho Gaúcho, o Galo piorou muito de rendimento durante o segundo turno e caiu para apenas 50,8% de aproveitamento. Com apenas 29 pontos conquistados, 7 vitórias, 8 empates e 4 derrotas, o time mineiro viu o Fluminense conquistar seu quarto título brasileiro e amargou um vice-campeonato.

PUBLICIDADE

Campanha de 2021

Já o Atlético de 2021, não superará o aproveitando de 2012 mesmo se vencer o jogo atrasado contra o Grêmio. Na temporada atual, o clube possui 39 pontos e aproveitamento de 72,2%, com 12 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. No entanto, possui uma diferença na liderança maior do que a da temporada de 2012.  

PUBLICIDADE

O Galo está quatro pontos à frente do Palmeiras, que atualmente ocupa a vice-liderança da competição. Porém, o Flamengo pode ficar a apenas dois pontos da liderança se vencer os seus dois jogos atrasados.