Corinthians é alertado pela Anvisa que Willian pode ser preso se jogar; Flamengo também pode ser punido

O clube foi notificado neste sábado (11) no hotel em que está concentrado em Goiânia.

O Corinthians se prepara para enfrentar o Atlético-GO nesse domingo (12), pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas não poderá contar com a reestreia de Willian. Apesar de estar na lista de jogadores relacionados para o confronto, Willian não poderá atuar após alerta feita pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

PUBLICIDADE

Um fiscal da Anvisa foi até o hotel onde o clube está concentrado em Goiânia nesse sábado (11) e falou com diretores do Corinthians, explicando que o jogador deveria permanecer em quarentena por 14 dias após voltar da Inglaterra, e que poderia ser preso caso fosse a campo no próximo jogo.

A Anvisa divulgou uma nota nessa manhã informando sobre a quarentena obrigatória de Willian, que deveria estar sendo cumprida desde a chegada no Brasil, além de também defender uma punição para o Flamengo por escalar Andreas Pereira. O novo reforço do Flamengo chegou ao Brasil no dia 20/08, vindo da Inglaterra, e estreou sem nenhum impedimento apenas nove dias depois.

PUBLICIDADE

Após rescisão com o Arsenal, Willian chegou ao Brasil no dia 1º de setembro e preencheu formulário obrigatório no desembarque, comprometendo-se a fazer a quarentena de 14 dias devido à pandemia de Covid-19. No entanto, o novo reforço do Corinthians vinha treinando normalmente com o elenco do clube.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Anvisa tenta notificar Willian em sua casa

Um grupo de fiscais da Anvisa tentaram notificar Willian em sua residência em São Paulo, na manhã desse sábado, mas o jogador não estava presente e já estava com o elenco paulista. Os fiscais deixaram um número de telefone de contato com um dos funcionários da casa e informaram que ele poderia ser punido conforme lei municipal 13.725/2004.

Além disso, uma portaria que foi publicada no Diário Oficial da União no dia 23 de junho determina que qualquer  estrangeiro vindo da Grã-Bretanha deve ter sua entrada restringida no Brasil. Como Willian é brasileiro, não houve qualquer tipo de impedimento, mas é necessário a quarentena obrigatória.

Anvisa se manifesta sobre situação

Ao ser procurada pelo GE, a Anvisa afirmou que a situação do jogador não é a mesma que envolveu os atletas da Argentina, ressaltando que Willian entrou de forma legal no país e apresentou todos os resultados negativos de RT-PCR exigidos.

Além disso, o relatório “Declaração de Saúde do Viajante” foi preenchido corretamente no desembarque e o jogador se comprometeu a cumprir a quarentena de 14 dias devido à pandemia do Covid-19. O órgão ainda declarou que a fiscalização após o desembarque é de reponsabilidade das secretarias estaduais.