Renan Ribeiro, ex Atlético MG e São Paulo, está ‘encostado’ em Portugal

Goleiro brasileiro não joga tem quase dois anos e sua situação deve permanecer inalterada.

Renan Ribeiro, ex goleiro do Atlético-MG e do São Paulo, vive uma situação difícil, no Sporting, de Portugal. O goleiro brasileiro não é opção do técnico Rúben Amorim e não joga tem quase dois anos. De acordo com o jornalista Bruno Andrade, do portal UOL, Renan arrisca prolongar esta situação e ele poderia ficar ‘encostado’ até o final de seu contrato, em 2023. Renan não aceitou propostas recentes que teve para deixar o Sporting, incluindo algumas para regressar no Brasil.

PUBLICIDADE

Renan Ribeiro deixou São Paulo em 2018

Renan Ribeiro tem atualmente 31 anos e está em Portugal desde 2018, quando ele deixou o São Paulo por este sonho do futebol europeu. Após jogar na Série A brasileira e nas seleções jovens do Brasil (foi até campeão sul-americano de sub-20), o goleiro se mudou para o Estoril, clube modesto de Portugal. As coisas correram bem para Renan Ribeiro, que logo se destacou no time, chamando as atenções do Sporting, para onde seguiu na época seguinte.

Porém, o final de 2019 foi a mudança para o brasileiro. Sua última partida foi na Europa League, contra o Lask Linz, da Áustria. Renan foi expulso na derrota dos ‘leões’, por 3 a 0, no dia 12 de dezembro desse ano. Depois, ele nunca mais jogou pelo Sporting. Entretanto, o time mudou de técnico e até foi campeão de Portugal na última temporada, quebrando um jejum de quase 20 anos. Porém, Renan não foi chamado para qualquer partida, ele está se treinando à parte e não foi campeão com seus companheiros. 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Renan Ribeiro teve propostas do Brasil

Durante o mercado de transferências, que encerrou no final do mês de agosto, o Sporting teria tentado nova solução para Renan Ribeiro, mas sem sucesso. De acordo com Bruno Andrade, o goleiro teria recusado todas as propostas que chegaram para ele, incluindo do Brasil.

PUBLICIDADE

Grêmio, Palmeiras e Vasco teriam perguntado pelo goleiro brasileiro, que poderia ter regressado para o Brasil. Também o Altay Spor, da Turquia, o PAOK, da Grécia, Farense, Paços de Ferreira e Santa Clara, de Portugal, teriam negociado uma possível cedência de Renan, mas as propostas teriam sido rejeitadas pelo goleiro, que continua afastado do grupo.

Renan tem contrato até junho de 2023, mas ele poderia ficar sem jogar até o término de seu vínculo com o Sporting. O goleiro de 31 anos tem multa rescisória de 60 milhões de euros (R$ 370 milhões), um valor que seria muito acima de sua cotação atual.