Flamengo fora da Série A? Clubes acionam Tribunal sobre viabilidade de excluir o rubro-negro

Atos praticados por Landim tem provocado desgaste entre Flamengo, CBF e demais clubes da elite.

O Flamengo detém a hegemonia da elite do futebol nacional, é dele os dois troféus conquistados nas últimas duas versões do campeonato brasileiro, como poderia então o campeão e clube de maior torcida do país ficar de fora da principal competição esportiva, a série A do nacional?

PUBLICIDADE

A resposta para isso tem a ver com o intenso desgaste causado pelas ideias e posicionamentos diferentes entre o clube, a CBF e as outras demais 19 equipes da Série A do nacional.

Mas uma Liga sem o Flamengo é possível? A quem interessa?

É bastante pouco provável que o clube fique de fora da elite, mesmo se contrapondo a todos os demais, entretanto, em um passo mais firme, a ideia passou a ser debatida dentro do STJD, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, com o questionamento, a depender do resultado da orientação do Tribunal, o assunto pode ganhar mais força ou ‘morrer’ em definitivo.

PUBLICIDADE

A principal desavença, dita nos bastidores, diz respeito ao interesse ‘do coletivo’ sobre o ‘pessoal’. Ao se opor aos demais 19 clubes, cogitou-se a hipótese, agora questionada judicialmente, se realmente uma liga de elite nacional pode ser criada sem a presença do Flamengo.

PUBLICIDADE

Desde o ano passado, quando atuou direta e quase isoladamente em respeito a chamada ‘MP do Mandante’ e tentou, apesar de perder o mando contra o Fluminense, transmitir as finais do campeonato carioca, ficaram ainda mais visíveis os conflitos de interesse dos rubro-negros em relação aos seus pares.

PUBLICIDADE

Os clubes da série B e demais, ainda não foram convocados a se manifestar sobre a criação da nova Liga.