Final entre Santos e Palmeiras será a quarta na história da Libertadores entre clubes do mesmo país

A Copa Libertadores da América está chegando ao fim, e o título mais importante da América do Sul ficará mais uma vez no Brasil, Santos ou Palmeiras levantarão a taça, e ficarão com a ‘Glória Eterna’, frase que se tornou slogan da Conmebol.

PUBLICIDADE

Pela quarta vez, a decisão será realizada entre dois clubes do mesmo país, nas outras oportunidades, o São Paulo, Athletico Paranaense, Internacional, River Plate e Boca Juniors foram os protagonistas da decisão, sendo que os brasileiros fizeram duas finais brasileiras e uma argentina.

A primeira final da Libertadores entre clubes do mesmo país foi entre São Paulo e Athletico-PR

Após o ajuste feito no regulamento, clubes do mesmo país puderam se enfrentar na decisão da Libertadores, anteriormente, a decisão de clubes da mesma nacionalidade era proibida no regulamento da Conmebol, sendo que o encontro somente podia ocorrer na semifinal.

PUBLICIDADE

Em 2005, houve a liberação do confronto, e São Paulo e Athetico-Paranaense puderam se enfrentar para delírio dos brasileiros, que puderam ver pela primeira vez a decisão entre clubes brasileiros, na oportunidade, o São Paulo se sagrou como grande campeão.

PUBLICIDADE

São Paulo voltou a decisão em 2006 para enfrentar Internacional e Boca e River fizeram outra grande decisão

Em 2006, o São Paulo voltou a final da Libertadores, na época, o Tricolor Paulista tinha o status de campeão Mundial de clubes, conquistada em cima do Liverpool. Na decisão de 2006, os são-paulinos acabaram sucumbindo ao Internacional, que foi campeão da Libertadores e Mundial, batendo o poderoso Barcelona na final, em jogo realizado no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão.

PUBLICIDADE

Outra final épica entre clubes do mesmo país ocorreu em 2018, entre Boca Juniors e River Plate. Após muita polêmica e confusão, a partida teve que ser realizada na Espanha, no estádio do Real Madrid, após um apedrejamento feito no ônibus do Boca pela torcida do River, por segurança, a decisão foi transferida para a Espanha.