Eliminado da Libertadores, Grêmio recebe punição da Conmebol que vai doer no bolso

O Grêmio foi eliminado nas quartas de final da Copa Libertadores da América, na semana passada, após derrota para o Santos, na Vila Belmiro, por 4 a 1. Fora da principal competição de clubes do continente, o Tricolor recebeu uma multa da Conmebol.

PUBLICIDADE

A entidade organizadora da Libertadores puniu o Grêmio por infrações aos artigos 5.8.4 e 6.1 do Manual de Clubes da competição em 2020. De acordo com o jornalista Eduardo Gabardo, do site GaúchaZH, a multa se deu por publicação feita por um patrocinador do clube nas redes sociais.

A postagem fazia referência à competição e a Conmebol entendeu que se tratava de violação do regulamento e atentado contra os patrocinadores oficiais do torneio. O artigo 5.8.4 trata do marketing de emboscada em relação ao uso da marca da competição.

PUBLICIDADE

O artigo 6.1 fala sobre patrocinadores oficiais. “Os patrocinadores e licenciados da Conmebol Libertadores formam um grupo exclusivo composto até 10 patrocinadores, um fornecedor de material esportivo e licenças oficiais validade pela Conmebol. Cada integrante desse grupo conta com exclusividade em sua categoria de produto e proteção da marca”, diz o documento.

PUBLICIDADE

Pela violação ao regulamento da Conmebol, o Grêmio acabou multado em 50 mil dólares (R$ 257 mil). Apesar de a infração ter sido cometida pelo patrocinador, o Grêmio é a entidade ligada à Conmebol e, por isso, terá que responder por esta ação de terceiro. 

PUBLICIDADE

Fora desse imbróglio jurídico, o Grêmio segue na briga dentro do Campeonato Brasileiro e inicia a disputa das semifinais da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (23), contra o São Paulo, em Porto Alegre. A volta está marcada para o dia 30, no Morumbi.