Goleador sensação da Copa do Mundo morre de maneira precoce; ele tinha uma rara doença degenerativa

O ex-jogador Papa Bouba Diop, um dos grandes nomes da história da Seleção Senegalesa, faleceu neste domingo, dia 29 de novembro, de maneira precoce, aos 42 anos. O goleador foi a grande sensação da Copa do Mundo de 2002, por marcar o gol que deu a vitória para o Senegal, diante da toda poderosa França, que havia sido campeã em 98 (em final contra o Brasil), protagonizando uma das maiores zebras de toda a história do futebol.

PUBLICIDADE

Informações publicadas pelo jornal francês L’Équipe indicam que Diop sofria de uma rara doença degenerativa, conhecida como Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), conhecida por interromper a movimentação dos músculos dos pacientes até provocar a morte.

Na Copa do Mundo de 2002, Senegal não apenas derrotou a França, como avançou até as quartas de final, perdendo para a Turquia, durante a prorrogação, pelo critério do gol de ouro, que existia até então.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Sua carreira no futebol foi marcada por um grande brilhantismo, contanto por participações memoráveis em clubes da primeira divisão da França e da Premier League da Inglaterra, com passagens por Fulham e West Ham.

PUBLICIDADE

Por meio de seu perfil oficial no Twitter, a Fifa prestou os devidos reconhecimentos para Diop, definindo-o como uma das grandes lendas da história do futebol. Ainda em tom de homenagens, o jogador de Senegal foi descrito como um grande herói daquela edição da Copa do Mundo, surpreendendo todo o planeta com o seu brilhantismo e audácia. “Uma vez um herói da Copa do Mundo, sempre um herói da Copa do Mundo”, completou.