Jogador Harlen Garcia morre de ataque cardíaco durante jogo

O mundo do esporte está de luto após a morte do jogador Harlen García. O atleta morreu na terça-feira (20) após sofre um ataque cardíaco durante uma partida de futebol. O atleta tinha apenas 19 anos e era considerado uma grande promessa para o futebol Colombiano. Harlen morreu enquanto jogava uma partida de futebol na cidade de Manizales.

PUBLICIDADE

Conforme relatos da imprensa local, o jovem atleta foi convocado para a Seleção da Colômbia Sub 17, após se destacar como artilheiro da Seleção de Caldas, na categoria infantil. 

Harlen García durante sua curta carreira esportiva se destacou por ser um grande jogador de futebol, sempre brilhando por sua camaradagem e carinho pelos outros”, declarou o Caldense Football League em um comunicado.

PUBLICIDADE

De acordo com o site Diário Del Norte, o jogador estava participando de uma partida de futebol entre o seu clube da Academia contra o time da escola Tino Asprilla, quando de repente caiu no chão após sofrer um ataque cardíaco. O jovem atleta foi socorrido às pressas e levado para uma unidade médica na localidade, mas morreu antes mesmo de dar entrada no hospital.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Garcia estava prestes a fazer parte da categoria juvenil de seu departamento e estava perto de assinar um contrato profissional com o clube Once Caldas.

Segundo o especialista em educação física Carlos Ariel Castrillón Arias, a idade não importa, adultos ou crianças devem primeiro se preparar com alongamento e aquecimento antes de participar de uma atividade física. 

Castrillón recomenda que uma pessoa faça pelo menos 150 minutos de atividade física três vezes por semana. “É fundamental incluir frutas e verduras e hidratar antes, durante e depois, para não sentir sede. Também é essencial que a pessoa receba orientações para evitar acidentes ou ataques cardíacos, que em alguns casos são fatais”, diz o especialista.