Renato deve promover mudanças no Grêmio e volta ao esquema de sucesso

O Grêmio não vive um momento que enche os olhos dos torcedores. O clube está bem na Copa Libertadores da América, não perde para o Internacional há 11 partidas, mas está longe de agradar aos torcedores, especialmente pelo desempenho no Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE

Nas últimas partidas, Renato Portaluppi optou por jogar no esquema 4-1-4-1. O treinador tem colocado três volantes em campo. Um deles à frente da defesa (o primeiro 1 do esquema) e mais dois na linha de quatro homens no meio. Estes dois volantes têm liberdade para chegar mais à frente.

Em 2020, Renato escalou o Grêmio nesse esquema em oito partidas e alcançou 50% de aproveitamento. Foram três vitórias, três empates e duas derrotas. No Campeonato Brasileiro foram três jogos utilizando três volantes e nenhuma vitória.

PUBLICIDADE

Em 26 partidas, Renato escalou o time no 4-2-3-1 e o desempenho foi bem melhor, ultrapassando a marca de 60%. Neste esquema com dois volantes, o Imortal venceu 13 partidas, empatou oito e perdeu apenas cinco. No Brasileirão, foram nove partidas e 44,4% de aproveitamento.

PUBLICIDADE

Grêmio precisa de reforços

Sem negócio com Cavani, que foi para o Manchester United, o Grêmio segue em busca de reforços para Renato Portaluppi. Além do Campeonato Brasileiro, onde busca recuperação e tenta colocar nos primeiros colocados, o Imortal disputa também a Copa do Brasil e a Copa Libertadores. Daqui para frente, serão muitos jogos em sequência e o time precisa de elenco para dar conta de tantos compromissos importantes que virão pela frente. 

PUBLICIDADE