Globo pode dar xeque-mate e transmitir jogo do Flamengo sem pagar um centavo ao clube

Flamengo e Globo vivem em guerra desde o começo do ano, quando começaram a discutir os direitos de transmissão do Campeonato Carioca e não chegaram a acordo. A emissora queria pagar R$ 18 milhões ao clube, que recusou o valor e pedia R$ 100 milhões. Não houve acordo.

PUBLICIDADE

Em junho, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), assinou a Medida Provisória 984/2020.  A MP, publicada no Diário Oficial da União (DOU) e valendo como lei, determina que o mandante da partida é dono dos direitos de transmissão. Como não tinha contrato com a Globo, o Flamengo exibiu os jogos contra Boavista e Volta Redonda, na quarta-feira e domingo (5), respectivamente.

O Flamengo venceu o Volta Redonda por 2 a 0 e se garantiu na final da Taça Rio, o segundo turno do Campeonato Carioca contra o Fluminense. Sorteio realizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) nesta segunda definiu que o mandante da final será o Tricolor.

PUBLICIDADE

Globo pode transmitir final da Taça Rio

Assim que a MP 984 foi sancionada, o Bangu, que enfrentou o Flamengo no Maracanã, no dia 18 de junho, como mandante, emitiu nota autorizando a Rede Globo de exibir a partida. A emissora não transmitiu o jogo. Novamente, o caso é parecido.

PUBLICIDADE

A Globo tem contrato com o Fluminense e pela MP 984, a emissora teria o direito de transmitir a partida por causa desse vínculo com o mandante da partida. Neste cenário, o Flamengo não receberia nada da emissora. Nas próximas horas, essa novela deve ganhar novos episódios. A final da Taça Rio está marcada para as 21h30 (horário de Brasília) de quarta-feira (8).

PUBLICIDADE