Brasileirão 2020: presidente da CBF crava data para início da competição

A pandemia do novo coronavírus afetou o futebol nacional de forma arrebatadora, obrigando a CBF buscar alternativas e traçar protocolos para a retomada das competições. Previsto para ser iniciado em maio, o Campeonato Brasileiro já estaria vivenciando a sua 13ª rodada. Após um longo período de rumores e especulações, o certame nacional teve a data de abertura oficializada.

PUBLICIDADE

Em entrevista exclusiva ao jornal O Globo, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Rogério Caboclo, cravou que o Brasileirão 2020 terá início no dia 9 de agosto, mesmo que equipes tenham que jogar fora de suas praças caso as cidades ainda não estiverem em condições sanitárias para jogo.

Segundo o mandatário, a agilidade para o início do Brasileirão não é para tentar concluir a competição em dezembro, fato que já não é mais possível. O intuito da medida é conseguir adaptar o calendário até 2022.

PUBLICIDADE

“Na Série A, houve um voto dissidente sobre o mando, mas nenhuma dúvida se a competição vai começar ou não dia 9 de agosto. Brasileirão é algo definido e determinado. A Série B inicia no dia 8, na véspera. Definimos com a Série C que ela recomeçará na mesma data da B. A Copa do Brasil volta em 26 de agosto. A Série A1 do Feminino, também. O Brasileiro Sub-20, dia 23 de setembro”.

PUBLICIDADE

Copa do Brasil e outras competições

Paralisada em sua terceira fase de disputa, a Copa do Brasil tem previsão de ser retomada no dia 26 de agosto. Já as Séries B e C do Brasileirão terão largada no dia 8 de agosto. Organizar as datas destas competições será o maior desafio para a CBF até a volta do futebol no país.

PUBLICIDADE

Apesar deste cenário de volta dos torneios nacionais, os estaduais ainda seguem convivendo com um enorme impasse. Até o momento, somente o Campeonato Carioca foi retomado, e a maioria dos certames convivem com a incerteza por conta dos casos elevados da pandemia.