Flamengo x Globo: comparativo de audiências mostra qual foi mais sintonizado

Flamengo e Globo não chegaram a acordo pelos direitos de transmissão do Campeonato Carioca e a Medida Provisória 948/2020, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), colocou ainda mais lenha na fogueira. De acordo com o texto, o clube mandante do jogo é dono dos direitos de transmissão.

PUBLICIDADE

Com esse entendimento, o Flamengo transmitiu a partida contra o Boavista, pelo Campeonato Carioca, nesta quarta-feira (1º). Pela FlaTV, o rubro-negro reuniu milhões de pessoas no Youtube. O pico de audiência foi de 2,3 milhões de internautas, no segundo tempo do jogo. No total, foram 11 milhões de visualizações no confronto.

Globo apostou em jogo do Botafogo

Enquanto o Flamengo enfrentava o Boavista, a Globo exibia o duelo entre Portuguesa-RJ e Botafogo. A partida do Fogão rendeu média de 17 pontos à emissora, que liderou com folga no Rio de Janeiro. O pico da partida foi de 20 pontos, de acordo com dados do Ibope.

PUBLICIDADE

No Rio de Janeiro, cada ponto equivale a 47.454 domicílios com televisão. Ou 121.090 pessoas. Isso significa que no momento de pico, o jogo do Botafogo chegou a ser acompanhado por cerca de 2,4 milhões somente na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

Comparativo entre as audiências é difícil de ser feito

Comparar audiência da TV com a da internet é difícil por vários motivos. Um deles é que a internet pode ser acessada de qualquer lugar do Brasil – mas muitas pessoas não têm acesso. No caso da audiência do jogo do Botafogo, o cenário era apenas a Região Metropolitana do Rio.

PUBLICIDADE

Se mesmo assim o torcedor insistir em comparar, em momento de pico, o jogo do Flamengo atingiu 2,3 milhões de pessoas em todo o Brasil. A partida do Botafogo atingiu 2,4 milhões somente no Rio de Janeiro.