in

Globo pode ficar sem Copa do Mundo de 2022 e aciona Fifa na Justiça

Reprodução Globo
Publicidade

A pandemia causada pelo novo coronavírus tem mexido com a economia de todo o mundo. No Brasil, a Rede Globo tem apresentado dificuldades financeiras e entrou na Justiça para para renegociar parcela anual referente aos direitos de transmissão da Copa do Mundo que ela deve à Fifa. A Justiça do Rio de Janeiro deu ganho de causa à emissora. Esta é apenas a primeira fase do embate com a Fifa.

A Globo teria que pagar 90 milhões de dólares (R$ 463,7 milhões) no dia 30 de junho. De acordo com a emissora, o valor dos direitos de transmissão tornou-se oneroso e desequilibrado com a pandemia do novo coronavírus. Contratos de publicidade foram afetados e competições esportivas canceladas em todo o mundo.

Em seu despacho, a juíza Maria Cristina de Brito Lima, da 6ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, afirmou que não é razoável nem lógico exigir o pagamento da Rede Globo. A juíza afirma ainda que  o contrato terá que ser renegociado com redução de valores. 

Publicidade

Globo vive momento financeiro difícil

A liminar judicial proíbe o banco Itaú, responsável pela intermediação do pagamento, de transferir o valor para a conta da Fifa. Na corte suíça, onde está localizada a sede da entidade máxima do futebol, a Globo quer ter a oportunidade de renegociar o valor.

Publicidade

Globo e Fifa mantém acordo desde 2011 que diz respeito aos eventos esportivos da entidade entre 2015 e 2022 – isso inclui os Mundiais de 2018 e 2022. O valor total do negócio é de 600 milhões de dólares (R$ 3,1 bilhões na cotação atual).

Globo pode ficar sem a Copa de 2022

A Globo enviou petição de 35 páginas à Fifa em que afirma que a crise financeira é tão grave que a única saída pode ser o término definitivo do contrato entre as partes. O documento foi enviado no dia 19 de maio. Neste cenário, a Globo ficaria sem a transmissão da Copa de 2022, que será disputada no Catar.

Publicidade
Avatar

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network desde 2015.
Fale comigo: diogojornalismo@yahoo.com.br

Next post

Tiago Nunes próximo de perder jogador que chamou sua atenção no Corinthians

Jorge Jesus e a última que pode lhe tirar do Flamengo imediatamente