Flamengo e Globo devem ir até as últimas consequências por direitos de transmissão

Globo e Flamengo vivem uma relação conturbada nos últimos meses. Tudo começou quando o clube pediu R$ 100 milhões pelos direitos de transmissão do Campeonato Carioca à emissora, que manteve a proposta em R$ 18 milhões – mesmo valor pago a Botafogo, Vasco e Fluminense. Sem acordo, os jogos do Fla não foram exibidos.

PUBLICIDADE

Apenas a partida contra a Portuguesa-RJ, na última rodada antes da paralisação devido a pandemia do novo coronavírus, foi exibido pelo Globoplay e Globo Esporte. O futebol voltou na semana passada e o jogo do Mengão contra o Bangu ficou de fora da TV porque não há acordo entre as partes.

Globo e Flamengo devem ir para a Justiça

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) colocou fogo na guerra entre Flamengo e Globo. A Medida Provisória 948/2020, publicada na semana passada, mudou os direitos de transmissão esportiva no Brasil. A MP já vale como lei, mas precisa ser referendada pelo Congresso Nacional em até 120 dias.

PUBLICIDADE

Agora, o clube mandante é dono dos direitos. Isso significa que para uma emissora exibir a partida, por exemplo, não precisa mais ter acordo com os dois times em campo, mas apenas com aquele que é mandante do jogo. O Flamengo se vê beneficiado com a MP.

PUBLICIDADE

Flamengo quer exibir suas partidas no Campeonato Carioca

No entendimento do Flamengo, o clube pode exibir suas partidas como mandante no Campeonato Carioca. A Globo vê de forma diferente e já enviou notificação extrajudicial ao clube. Ambos os lados devem ir até as últimas consequências para preservar seus direitos.

PUBLICIDADE