Flamengo de graça na TV: Bolsonaro assina MP que pode liberar Globo para transmitir jogos sem acordo

Um embate recorrente dos clubes brasileiros se dá quando suas diretorias sentam à mesa para negociar dos direitos de transmissão dos jogos na televisão. A Rede Globo detém a hegemonia e seu grupo tem acordo com praticamente todos os clubes da elite do futebol nacional.

PUBLICIDADE

Uma Medida Provisória, publicada neste dia 18, pelo presidente da República, garantiu os direitos de transmissão dos jogos ao clube que for o mandante, sendo que um acordo com a equipe, liberaria a transmissão do jogo feito em sua casa. 

Só que com essa prerrogativa do mandante tendo o direito sobre o jogo, o visitante não teria poder de atuar contra a transmissão de seus jogos de visitante, o que pode ocasionar que o clube que faz o jogo em sua casa, e que tenha acordo televisivo com a Globo, dê a emissora o direito de também transmitir o jogo do visitante, ainda que este não tenha parceria com o grupo.

PUBLICIDADE

O trecho da Medida Provisória que permitiu a mudança é o que está transcrito a seguir: “pertence à entidade de prática desportiva mandante o direito de arena sobre o espetáculo desportivo, consistente na prerrogativa exclusiva de negociar, autorizar ou proibir a captação, a fixação, a emissão, a transmissão, a retransmissão ou a reprodução de imagens, por qualquer meio ou processo, do espetáculo desportivo”. 

PUBLICIDADE

Apontando todo o direito do clube mandante sobre a negociação de transmissão de seus jogos e permitindo que a partida seja transmitida ainda que não haja um acordo com o visitante.

PUBLICIDADE

O Flamengo é o clube que mais pesadamente negocia com a Rede Globo de Televisão. A diretoria da equipe e da emissora ainda não chegaram à um acordo sobre a transmissão das partidas.