Fifa anuncia mudança importante para a retomada do futebol

A pandemia do novo coronavírus impactou o futebol de forma incisiva. Para possibilitar um cenário mais flexível, a Fifa vem adotando medidas importantes na volta dos certames. Nesta quinta-feira (11), a entidade máxima informou que os jogadores poderão atuar por até três clubes em uma mesma temporada.

PUBLICIDADE

A ação foi tomada para evitar futuros problemas com relação aos jogadores que eventualmente poderiam ficar desempregados por já terem atuado em duas equipes dentro da mesma época. Além disso, a entidade deixou a cargo de cada federação a questão do mercado de negociações.

Janela de transferências

Tendo em vista a longa paralisação do futebol em função da Covid-19, a Fifa autorizou que o mercado da bola ocorra durante a complemento dos principais certames do Velho Continente.

PUBLICIDADE

Reafirmando, como fez nas recomendações publicadas em abril, que “a prioridade deve ser dada aos clubes antigos para encerrar a temporada” com seus elencos originais, através de prorrogação de contratos, se necessária.

PUBLICIDADE

Geralmente, a abertura da janela só ocorre após o devido término da temporada anterior. Cada federação define o prazo limite para as transações. Com a medida da Fifa, os clubes poderão contratar jogadores já neste restante de temporada. Os jogadores, no entanto, só poderão atuar na próxima época.

PUBLICIDADE

Aos poucos, o futebol europeu vem retomando a sua normalidade. Além da volta da Bundesliga e do Campeonato Português, o mês de junho ainda marca o regresso do Campeonato Espanhol, Premier League e Campeonato Italiano.