A Rede Globo mantém uma parceria de longos anos com os clubes brasileiros. Atualmente, a emissora é a detentora de todos os campeonatos importantes do calendário brasileiro. Estaduais como os do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, além da Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América fazem parte do cardápio da emissora.
No Brasileirão, a Globo detém os direitos exclusivos na TV aberta no pay-per-view e perdeu alguns clubes para a Turner na TV fechada. Apesar disso, continua reinando absoluta. O problema para os clubes é que a Globo vem perdendo assinantes no pay-per-view.
Globo perde 400 mil assinantes no Premiere
O Premiere Futebol Clube tem perdido assinantes desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus. O PFC exibe todos os jogos do Campeonato Brasileiro e de alguns estaduais. Sem partidas, os assinantes estão cancelando seus pacotes.
De acordo com informações do UOL, o sinal vermelho foi aceso dentro da Rede Globo. O prejuízo com saída de 400 mil de assinantes beira os R$ 32 milhões. Segundo o UOL, a Globo atingiu a menor quantidade de assinantes desde o boom da TV fechada no Brasil, ocorrido em 2010, e despencou para menos de 1,5 milhão de assinantes.
Clubes também perdem dinheiro com fuga de assinantes
A Globo paga valor proporcional aos clubes pela exibição das partidas no Premiere. Sem futebol e com cancelamento dos assinantes, os clubes também terão prejuízos. Das equipes da Série A, apenas Athletico-PR, Coritiba e RB Bragantino não têm contrato com a Rede Globo.