Futebol x novela: os números de audiência da Globo mostram do que o brasileiro gosta mais

Futebol ou novela: o que brasileiros gostam mais? A pergunta não é mais fácil de ser respondida, mas considerando a audiência das duas atrações na TV, a novela leva larga vantagem sobre os jogos de futebol. Ambos são produtos importantes para a Rede Globo, principal emissora do país e líder de audiência.

PUBLICIDADE

Atualmente, devido a pandemia causada pelo novo coronavírus, a Globo tem apostado em reprises. O futebol não tem ido muito bem. No domingo (31), por exemplo, a reprise de Palmeiras x Deportivo Cali, pela final da Copa Libertadores de 1999, registrou 10 pontos de média na região da Grande São Paulo e ficou atrás de Eliana, do SBT.

Entre todas as reprises, a maior audiência foi o jogo Brasil x Alemanha, pela final da Copa de 2002, com 20,8 pontos de média, reexibido no dia 12 de abril, quando a emissora começou a mostrar jogos antigos. Desde então, as audiências foram menores nos domingos seguintes, até chegar aos 10 pontos do fim de semana.

PUBLICIDADE

 PUBLICIDADE

Reprises de novelas vão bem na audiência

Principal produto da Rede Globo, a novela das nove tem mantido a audiência alta com a reprise de Fina Estampa. Os primeiros 32 episódios do folhetim obtiveram média de 32 pontos. É importante ressaltar que o número de televisores ligados no horário nobre é maior do que no domingo à tarde. 

PUBLICIDADE

No dia 27 de maio, Fina Estampa teve a pior audiência em uma terça-feira: 32,9 pontos de média. Neste mesmo dia, Êta Mundo Bom alcançou 19,6 pontos durante a tarde. Totalmente Demais chegou aos 30 pontos. Malhação e Novo Mundo ficaram com 18,1 e 18,5 pontos, respectivamente.

PUBLICIDADE

Futebol costuma elevar a audiência em jogos decisivos

A audiência das partidas de futebol costumam ser muito altas em jogos decisivos e finais. Em 2012, por exemplo, o jogo que deu o título da Copa Libertadores ao Corinthians, contra o Boca Juniors, registrou 48 pontos de média. Exibido no dia 4 de julho, era a maior audiência da emissora no ano.

Em outubro, porém, a novela Avenida Brasil superou este índice, alcançou 49 pontos no Ibope no capítulo do dia 8. O último episódio, exibido no dia 19 de outubro, registrou 50,9 pontos de média. Mais uma vez, a novela superou o futebol.