Neymar se posiciona sobre racismo e dá o que falar nas redes sociais

O tema racismo está em alta nas redes sociais depois da morte do norte-americano George Floyd, em Minneapolis, na semana passada. Floyd foi detido pelo policial e sufocado até a morte por um policial branco que apoiou o joelho sobre o pescoço de Floyd. A morte causou polêmica e muitos americanos foram às ruas.

PUBLICIDADE

Nas redes sociais, atletas da NBA, o piloto da Fórmula 1, Lewis Hamilton, além de muitos jogadores se manifestaram usando a hashtag “Vidas negras importam”. Neymar ainda não havia se posicionado e foi criticado nas redes sociais por este motivo.

Neymar se manifesta contra o racismo

“Black lives matter”, “Vidas negras importam” em tradução literal, foi a frase usada pelo craque da seleção brasileira e do Paris Saint-Germain. O post de Neymar já passa de 650 mil likes em cerca de três horas no ar. Muitos seguidores comentaram. Um deles foi o jornalista Ivan Moré, ex-Rede Globo.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

“Super importante seu posicionamento em situações assim! É quando o ídolo toma partido, e faz a diferença pela forma de pensar e agir”, escreveu o ex-apresentador do Globo Esporte. Alexandre Pires, André Marinho e Zé Love foram alguns dos que se manifestaram no post de Neymar.

Neymar não se considerava negro

Em entrevista ao Estadão, quando ainda jogador do Santos, Neymar revelou que nunca havia sido vítima de racismo e explicou com uma declaração que continua repercutindo até hoje. “Nunca. Nem dentro e nem fora de campo. Até porque eu não sou preto, né?”, afirmou o jogador, em entrevista concedida em 2010, quando tinha 18 anos. Desde então, Neymar já havia se manifestado outras vezes contra o racismo.