Pesquisa mostra qual a torcida mais fiel do Brasil e resultado surpreende

Qual a torcida mais fiel do Brasil? O Ibope Repucom fez uma pesquisa que ajuda a responder a esta questão. O levantamento “DNA Torcedor 2017” foi divulgado e mostra que Internacional e Grêmio têm os torcedores mais fieis do Brasil. A resposta detalhada será dada ao longo deste texto.

PUBLICIDADE

O levantamento do Ibope Repucom entrevistou seis mil pessoas ao vivo e outros dois mil online em todo o Brasil. A pesquisa revela que há 110,4 milhões de torcedores no Brasil. Desse montante, 41,4 milhões torce para mais de uma equipe. Este grupo é chamado de torcedores mistos.

Grêmio e Inter têm menos torcedores mistos

Quanto mais torcedores mistos o time tem, significa que estas pessoas dividem suas torcidas com outras equipes. Para usar um exemplo, a Chapecoense tem 23% de torcedores que torcem apenas para ela e outros 67% que torcem para a Chape e mais uma equipe.

PUBLICIDADE

Os torcedores fieis são aqueles que se dedicam a apenas uma equipe. O Flamengo, por exemplo, tem 81% de torcedores totalmente rubro-negros e 19% de simpatizantes, que elegem o time como segunda opção para torcer. O Corinthians tem números parecidos: 82% torcem apenas para o Timão e 18% torcem para uma outra equipe.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Grêmio e Internacional são os que mais têm torcedores fieis. Curiosamente, os números de ambos são iguais. De acordo com o levantamento, 86% torcem apenas para uma dessas equipes. Outros 14% torcem por outros times e têm Grêmio ou Inter como segunda opção. Estes números podem mostrar a força das torcidas no Rio Grande do Sul.

Enquanto no Paraná e em Santa Catarina, outros estados da região Sul, há torcedores de times do Rio e São Paulo, no Rio Grande as massas coloradas e tricolores dominam e há pouco espaço para as equipes de fora do estado.