Saiba porque a Fórmula 1 pode deixar a TV Globo após 40 anos

TV Globo pode não renovar direitos de transmissão da Fórmula 1 em 2021. O ano de 2020 pode ser o último da TV Globo mostra a Fórmula 1. O motivo é que as corridas já não dão tanta audiência assim.  Além disso, existem entraves da emissora com a Liberty Media, que vende os direitos da categoria. Atualmente, a Globo quer pagar 20 milhões de dólares pelas corridas, algo que chega a quase 120 milhões de reais.

PUBLICIDADE

Globo e Liberty Media não se acertam e Fórmula 1 pode deixar grade da emissora

No entanto, a Liberty Media não quer vender as imagens do campeonato por menos de 22 milhões de dólares, o que faria esse valor chegar a quase 130 milhões de reais. Além do preço alto, o fato do Brasil não ter um piloto, faz com que a Fórmula 1 possa deixar a Globo no ano em que completa 70 anos

Mesmo com a Fórmula 1 custando uma verdadeira fortuna, a TV Globo ainda teria certo retorno financeiro sobre o esporte, como mostra uma matéria publicada pelo site UOL neste sábado, 16 de maio. 

PUBLICIDADE

Só em 2020, por exemplo, o valor da publicidade vendida em torno da Fórmula 1 é de 494 milhões de reais. No entanto, o valor é alto porque além da transmissão do esporte nos mais variados horários, quem compra as cotas tem comerciais exibidos em outras atrações do canal, como o Jornal Nacional. Um único comercial no telejornal chega a custar R$ 400 mil.

PUBLICIDADE

Sendo patrocinador da Fórmula 1, a empresa tem chamadas em vários programas, na programação e nas corridas. Ou seja, apesar do retorno para a Globo ser alto, ela também entrega bastante para essas empresas. 

PUBLICIDADE